Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
24 de abril de 2008
Do Baú: Watson, o nº 1
Postado por Capelli às 22:20

O irlandês John Watson, como bem se sabe, nunca foi campeão mundial de Fórmula 1. Então, por que diabos ele aparece nesta foto guiando uma McLaren de nº 1?

O fato, quase inédito, ocorreu no GP da Europa de 1985. Niki Lauda, então campeão do mundo e nº 1 da McLaren, havia sofrido uma luxação no punho em um acidente no primeiro treino para o GP da Bélgica, três semanas antes, e estava fora de combate. Para substituí-lo, a equipe recorreu a John Watson, já aposentado e com uma extensa ficha de bons trabalhos prestados à McLaren no período em que correu pelo time, entre 1979 e 1983.

Na época, a FIA ainda permitia que um piloto não-campeão utilizasse o número 1 em casos excepcionais, como este. Desde então, entretanto, este expediente está proibido. Por isso, Damon Hill disputou duas temporadas pela Williams com um insólito número zero em seu carro. Nigel Mansell, campeão de 1992, havia rumado para a Indy, deixando a Williams com 0 e 2 para 1993. Alain Prost, com o carro 2, foi campeão, mas aposentou-se. Sobrou novamente o zero para Hill em 1994.

Desde 1974, quando a organização da Fórmula 1 resolveu colocar ordem nos números, apenas outro piloto não-campeão utilizou o 1 em seu carro. Foi Ronnie Peterson, em 1974 mesmo, que herdou o número pelo fato do campeão Jackie Stewart ter abandonado as pistas.

Etiquetas: , , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger