O leitor Baron von Glöwer fez uma excelente análise do vídeo postado abaixo, com a qual concordo em muitos pontos. Vale uma lida.
"O motor do carro não morreu em momento nenhum, o problema foi do câmbio apenas. O problema aconteceu exatamente na hora que Hamilton com a mão esquerda aciona a borboleta pra diminuir as marchas (mais exatamente para 3ª marcha, pois a curva da descida é feita em 3ª ou 4ª, e as McLarens faziam em 3ª), e nesse momento, ao primeiro toque na borboleta pelo Hamilton, a marcha muda de 7ª para Neutro (deu pane no sistema que controla o cambio eletronicamente). Ele corretamente aciona o botão Neutro (pra reiniciar o software do cambio que travou do nada), começa a dar toques no acelerador (motor não morreu podem ver), e fica tentando aumentar as marchas e diminuir pra tentar ver se as marchas voltam (pelo barulho da pra notar que as marchas entram e voltam pro neutro, confirmando que o software tá dando boot e ele tem que esperar).
Daí logo após ele aciona o Botão de limitador de velocidade de pitlane (na Direita do volante, e aciona isso super rapido que quase nem se percebe), aí aciona o botão do Radio pra falar com o engenheiro, e agora faz a cagada de apertar o botão do neutro pela 2ª vez no desespero (essa que foi a burrada que ele fez, apertar o neutro pela 2ª vez, e achei que foi um erro levado mais pelo desespero da situação, do que pela propria falta de treinamento, pois ele deveria ter esperarado o sistema voltar). Já sabemos o que estava em risco e na cabeça dele deve ter passado torcentas mil coisas e muito mais. Ele foi afobado ao apertar pela 2ª vez o neutro, e isso custou o título.
Tenho uma leve idéia de como o sistema de boot do software funciona. Se ele apertou o neutro pela 2º vez, sendo que o sistema estava reiniciando por causa da primeira apertada, o software iria ficar online e as marchas voltariam, mas logo após ficar online, ocorreu o 2º boot que estava programado pelo segundo apertão. Se ele tivesse tido paciência, após chegar ao pinheirinho o carro voltaria a funcionar normal. Mas a afobação fez com que levesse duas vezes mais o tempo de que levaria normalmente. O carro pode ter dado o problema, mas o titulo foi perdido pelo erro dele mesmo." Excelente avaliação. Escreva mais, Baron!Etiquetas: Análises, GP do Brasil, Lewis Hamilton, McLaren |