Gostaria de saber o porquê de a Ferrari utilizar por várias temporadas seguidas os números 27 e 28, principalmente na década de 90... Foram punições? A McLaren também utilizou essa numeração com o Senna... Foi o mesmo caso? - Leonardo Mattos
Leonardo, não teve nada de punição não. Diferentemente do que ocorre hoje em dia, quando a numeração é atribuída às equipes de acordo com a classificação do Mundial de Construtores do ano anterior, até 1995 a numeração era fixa. Ao ser inscrita na Fórmula 1, um time ganhava um par de números e raramente os trocava. As únicas alterações anuais eram com relação ao número 1, que sempre ia para a equipe do piloto campeão do mundo. A campeã anterior, por conseguinte, cedia o 1 e recebia os números da atual campeã.
Os números 27 e 28 ficaram tanto tempo na Ferrari por dois motivos. Primeiro, pelo fato da Williams, uma equipe nova, ter sido campeã em 1980, com Alan Jones. Tais algarismos pertenciam a ela, que recebeu numeração tão alta por ter sido inscrita poucos anos antes, em 1976. A Ferrari, que fora campeã em 1979 e correu com o número 1 estampado no carro de Jody Scheckter no ano seguinte, teve de cedê-lo ao time inglês em 1981. Na troca, recebeu os 27 e 28.
O segundo motivo de tais números terem durado tanto tempo, a ponto de marcarem época nos carrinhos vermelhos, está diretamente ligado ao longo período em que a Ferrari ficou sem conquistar títulos. Entre 1981 a 1995, foram 14 temporadas ostentando o 27 e o 28 em suas carenagens, com apenas uma exceção.
Em 1989, Alain Prost foi campeão pela McLaren, mas mudou-se para a Ferrari no ano seguinte, levando consigo os números 1 e 2. A equipe de Ron Dennis, em troca, recebeu o 27 e o 28 dos italianos para disputar a temporada de 1990. Mas Ayrton Senna foi campeão e trouxe os números 1 e 2 de volta para a McLaren em 1991, devolvendo os famosos números para a Ferrari.Etiquetas: Curiosidades, Ferrari, McLaren, Pergunte ao Capelli |