Recebi da assessoria de comunicação da Petrobras uma resposta formal a respeito das críticas que fiz ao comercial que atualmente é veiculado na televisão. Simpática a atitude deles. Eis a resposta:
"Para a Petrobras, o objetivo de comunicação do comercial em questão foi destacar o atributo - tecnologia - da marca Petrobras e promover - na mente dos telespectadores - a associação imediata entre a gasolina da Petrobras utilizada na Fórmula 1 e aquelas disponíveis nos postos de serviços da Petrobras. Sendo assim, a função da imagem do Gol GTI no filme Inovações foi apenas ilustrativa, ou seja, registrar a fase de implantação do turbo no Brasil.
Além disso, em termos de estratégia de comunicação, não é do interesse da Petrobras - uma empresa de energia de classe internacional - dar publicidade ao primeiro automóvel turbo fabricado no Brasil, ou ao primeiro carro de passeio que utilizou freio a disco ou suspensão eletrônica. Interessa, à Petrobras, divulgar a sua marca, seus produtos e serviços, motivo pelo qual não afirmamos, em momento algum, que o Gol GTI foi o primeiro carro brasileiro de passeio que circulou com motor turbo.
Para concluir, repetimos que as imagens utilizadas no filme serviram para elucidar o conceito de antecipação de futuro criado pela Petrobras, que é fornecer, hoje, o combustível de amanhã. Estamos diante de um fato inusitado e de alto interesse para o consumidor. A inovação tecnológica - que sempre veio das pistas de corrida para os carros de passeio - teve agora sua mão invertida, ou seja: veio, pela primeira vez, das ruas para a Fórmula 1, agora utilizando biocombustíveis." Agradeço o retorno da Petrobras, mas só faço uma pergunta. Será que eles leram a crítica corretamente? Porque em nenhum momento falei do Gol GTI ou de problemas com referência aos carros de passeio. As mancadas listadas por mim passaram ao largo na resposta. Senti cheiro de resposta padrão para reclamações que foram feitas por outros internautas. Estranho.Etiquetas: Comerciais, Petrobras |