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8 de setembro de 2008
Ultrapassando as palavras: "O Caso Hamilton"
Postado por Capelli às 22:30
Há alguns anos troco opiniões e acompanho com atenção os comentários do Mário, um amigo do Fórum Downforce que é dos sujeitos que conheço que mais entende dos regulamentos, tanto esportivos quanto técnicos, da Fórmula 1.

Há algumas semanas, fiz a ele um convite para que dividisse um pouco de seus conhecimentos e opiniões neste blog, principalmente para ajudar a esclarecer situações envolvendo novidades técnicas e polêmicas desportivas. E eis que, no primeiro final de semana de corrida depois do convite, surge a controversa punição a Lewis Hamilton. Era o que precisava para que o Mário estreasse sua coluna, a "Ultrapassando as palavras". O bacana é que ele tem uma opinião contrária a minha, o que abre o espaço a um bem embasado contraponto.

Com vocês... a estréia do Mário, o Arnaldo Cezar Coelho do Blog do Capelli!



O CASO HAMILTON

Dos protocolos sociais
Meu nome é Mário, aquele que te faz lembrar que a piada não tem mais graça nenhuma (teve alguma vez?), tenho 24 anos (assim fica difícil me defender), trabalho na área administrativa, sou músico amador e agora sou colunista amador também, graças ao convite do Capelli, a quem agradeço. Sou só mais um cara comum que vai trazer algumas idéias pra discussão neste espaço. Se você conhece o Fórum Downforce, possivelmente já viu algum post do forista Sonic por lá. Sou eu mesmo. Nickname irônico, mas nem foi intencional.

Das motivações e propósitos
Não raramente alguns acontecimentos mais complexos das corridas são debatidos superficialmente e a informação chega de forma parcial ou então sem abordar o ponto central. Há alguns anos tenho o hábito de consultar as regras das categorias para entendê-las melhor e agora vou trazer meus pontos de vista para serem debatidos aqui também, sempre que possível usando uma base documentada de informação como argumentação.

Do fato
Hamilton foi punido com +25s por cortar chicane pra cima do Raikkonen e ficou com o terceiro lugar, depois de cruzar a linha em primeiro, erguer troféu e dar entrevista coletiva com palavras de vencedor. Antes que minha conclusão seja rotulada como coisa de torcedor do Raikkonen, vou facilitar as coisas pra vocês: eu sou torcedor do Raikkonen. Entretanto, o que interessa aqui é entender o que aconteceu. Vamos lá?

Do enquadramento
O diretor de prova informou os comissários sobre o incidente Hamilton x Raikkonen. Depois de conversarem com os envolvidos, chegaram a esta conclusão:

http://www.fia.com/belgiumgp/documents/BEL_08_Document_49.pdf

Fato: Hamilton cortou a chicane e obteve vantagem.
Regras quebradas: artigo 30.3 (a) do Regulamento Esportivo e Artigo 2 (g) do Capítulo 4 do Código Esportivo Internacional.
Penalidade: Drive-through (16.3.a do Reg. Esp.) convertido para +25s no tempo da prova por ter acontecido nas 5 voltas finais.

Das análises e decisões
Diz o Regulamento Esportivo da F1:

30) GENERAL SAFETY
(...)
30.3 a) During practice and the race, drivers may use only the track and must at all times observe the provisions of the Code relating to driving behaviour on circuits.
O único caminho permitido é pela pista e a conduta dos pilotos deve ser de acordo com o Código Esportivo, que não é um regulamento específico da F1. Este documento diz:

CHAPTER IV - CODE OF DRIVING CONDUCT ON CIRCUITS
(...)
2. Overtaking
(...)
c) Curves, as well as the approach and exit zones thereof, may be negotiated by the drivers in any way they wish, within the limits of the track. (...) However, manoeuvres liable to hinder other drivers such as (...)deliberate crowding of cars towards the inside or the outside of the curve or any other abnormal change of direction, are strictly prohibited and shall be penalised,(...)
g) The race track alone shall be used by the drivers during the race.
O código de conduta diz que, em situações de ultrapassagem, os limites da pista devem ser respeitados e que manobras anormais contra outros pilotos devem ser punidas. O relatório cita apenas o item G, mas na minha pesquisa eu considerei também o item C pela “mudança anormal de direção” que Hamilton executou deliberadamente ao virar para a esquerda e cruzar a área de escape, ao invés de continuar ao lado de Raikkonen, mesmo que por sobre a zebra.

Agora você provavelmente está se perguntando: e a história de ceder a posição e todas as outras coisas que aprendemos durante anos na TV? Eu lhes digo que nas regras não há nenhuma menção quanto a este procedimento e como ele deve ser executado, portanto deve ser uma “boa prática” informal para descaracterizar a vantagem obtida, o que já pudemos observar em diversas ocasiões.

Então como dizer se Hamilton é culpado ou não?

A definição de "incidente" do Regulamento Esportivo é a seguinte:

16) INCIDENTS
16.1 "Incident" means any occurrence or series of occurrences involving one or more drivers, or any action by any driver, which is reported to the stewards by the race director (or noted by the stewards and referred to the race director for investigation)(...)
Um incidente não é necessariamente um fato isolado, mas também uma série de ocorrências. Assim sendo, o incidente não se resume ao corte da chicane, mas se estende com os fatos seguintes: Hamilton cede a posição e, ainda com a vantagem obtida por ter feito um traçado mais curto por fora da pista (não precisa ser mestre em geometria pra entender isso), ataca Raikkonen novamente. Portanto, a “boa prática” que mencionei não foi observada e Hamilton não teve como escapar da punição...

16.2 a) It shall be at the discretion of the stewards to decide, upon a report or a request by the race director, if a driver or drivers involved in an incident shall be penalised.
...que é da alçada dos comissários somente.

16.3 The stewards may impose any one of three penalties on any driver involved in an Incident :
a) A drive-through penalty. The driver must enter the pit lane and re-join the race without stopping ;
(...)
However, should either of the penalties under a) (...) above be imposed during the last five laps, or after the end of a race, (...) 25 seconds will be added to the elapsed race time of the driver concerned.
A punição foi a mais branda das previstas no regulamento e, por ter ocorrido após a corrida, foi convertida numa punição de 25 segundos.

Da liberdade de choro
Nem é livre:

17) PROTESTS
17.1 Protests shall be made in accordance with the Code and accompanied by a fee of €2000.
Dois mil euros. Aí a gente começa a conversar. É claro que isto não foi empecilho:

http://www.fia.com/belgiumgp/documents/BEL_08_Document_52.pdf

A McLaren já recorreu e haverá julgamento.

Entendeu ou quer que eu desenhe?
Provavelmente você já ouviu ou leu essa frase em algum lugar – espero que numa situação descontraída. A cada coluna vou trazer nessa seção final um resumo com um desenho ou frases curtas. Primeiro, porque eu tendo a ser prolixo. Segundo, porque provavelmente a sua namorada, esposa ou chefe não devem ficar muito felizes de vê-lo concentrado num texto e, quando indagado, você diz que está lendo uma coluna sobre o artigo 30.3 do regulamento esportivo da Fórmula 1... Bom, sem mais delongas:

- Hamilton se envolveu num incidente que se estendeu da Bus Stop até a La Source, obtendo vantagem ao não respeitar de forma deliberada os limites da pista.
- Isto é contra as regras.
- A punição observou todas as regras relacionadas.
- A McLaren protestou e ainda haverá julgamento.

É isso. Espero ter esclarecido pra vocês aquilo que a-manchete-nossa-de-cada-dia não vai esclarecer.

Um abraço!

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