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28 de setembro de 2008
Rapidinhas - GP de Cingapura
Postado por Capelli às 11:43

- E a roda da fortuna do GP de Cingapura premiou, quem diria, Fernando Alonso. Do desespero de ontem ao ver seu carro parado na classificação ao êxtase de hoje com uma vitória histórica. Uma daquelas viradas que só o esporte é capaz.

- Mas a vitória de Alonso, é bom que se diga, deve-se não apenas a sua competência, mas também a um tanto de sorte. O Safety Car entrou na pista na hora exata para que o espanhol ficasse em boa situação e pudesse dar à Renault sua primeira vitória em dois anos.

- Luiz Alberto Pandini cunhou, há alguns anos, a máxima “Prefiro um GP de F 1 monótono de verdade a uma corrida emocionante de mentira”, que nunca foi tão verdadeira quanto hoje. A esdrúxula regra de fechamento dos boxes durante a entreda do Safety Car, implementada no ano passado, transformou as corridas em loterias. Fomos privados, hoje, de assistir a uma disputa palmo a palmo pela vitória entre dois aspirantes ao título. Em seu lugar, um show menor, um passeio de carros lentos segurando os favoritos. Isso pode ser show, mas esporte não é.

- A tal regra de box fechado é utilizada há bastante tempo em outras categorias de peso, como a Indy ou a Nascar norte-americana. Porém, sua implantação na Fórmula 1 não funciona da mesma maneira por um motivo bastante simples: o número de pit stops. Se nos ovais americanos cada carro faz quatro, cinco e até seis pit stops por corrida, na F1 são apenas dois ou três, às vezes um. O reflexo disso é a influência direta no resultado. Jogar com um pit stop vantagem entre quatro ou cinco não faz tanta diferença. Agora, quando o pit stop em questão pode ser o único da prova, a vantagem do beneficiado é ainda maior.

- De toda forma, é sempre positivo ver um piloto da qualidade de Alonso voltando a vencer, assim como ver a tradicional Williams emplacando um segundo lugar novamente, com Nico Rosberg. Porém, seria muito melhor que isso tivesse ocorrido dadas as circunstâncias em pista e não apenas porque o Safety Car entrou, fortuitamente, no momento em que lhes era vantajoso.

- Lewis Hamilton hoje, se não foi brilhante, foi extremamente eficiente, garantindo um terceiro lugar e fugindo à tentação de uma briga kamikaze com Nico Rosberg nas voltas finais. Lewis está amadurecendo e assumiu hoje o favoritismo ao título mundial.

- Felipe Massa, por sua vez, teve dois momentos na prova. Um excelente, dominando a corrida e dando pinta de que venceria com alguma facilidade. Mas outro péssimo, depois do erro da Ferrari de liberá-lo à pista no pit stop sem que a mangueira estivesse totalmente desconectada. O brasileiro voltou no fundo do pelotão, tentou uma recuperação, mas foi pífio. Saiu da pista, errou, rodou e chegou em 13º. Dificilmente teria feito algo muito melhor ainda que não tivesse errado, pois Kubica, que andava próximo, ultrapassou e não errou, chegou apenas em 11º. Mas ainda assim, tantas escapadas e poucas ultrapassagens não são dignas de quem quer ser campeão.

- Importante lembrar que, diferentemente do que se disse na transmissão da televisão, quem aciona a luz verde na saída dos pit stops da Ferrari não é o mecânico-chefe, mas sim um dispositivo eletrônico posicionado no bocal de combustível. Assim que o sistema detecta que a mangueira começou a ser retirada, o sensor envia um sinal informando o piloto que deve arrancar.

- Provavelmente a Ferrari aposentará tal dispositivo a partir da próxima corrida. Ainda que já esteja sendo utilizado desde o final do ano passado, os problemas causados pelas luzes já superam e muito os benefícios de centésimos de segundo que a inovação poderia trazer. Além do risco de incidentes como o de hoje, há também o problema de liberação do piloto à pista. Tal comando deve ser dado por um mecânico, que tem condições de observar se há outro carro passando pelo pit lane e só autorizar a saída do piloto quando houver condições de segurança. Hoje, Felipe quase bateu com Adrian Sutil novamente, tal qual em Valência.

- Aliás, aguardo entender os motivos do stop & go drive through aplicado a Felipe Massa pelos comissários. No sucinto comunicado pela TV, a punição ocorreu por “saída perigosa dos boxes”. Se o entendimento foi que a saída com a mangueira jorrando combustível foi perigosa, tudo ok. Agora, se a punição foi aplicada pela saída sobre Adrian Sutil, entendo que o brasileiro deveria ter sido penalizado também no GP da Europa. Os comissários precisam adotar um mínimo de coerência para evitar suspeitas recorrentes de favorecimento a A ou B por motivos políticos.

- Para terminar o dia de lambanças da Ferrari, Kimi Raikkonen bateu nas últimas voltas quando era quinto e perdeu a chance de marcar pontos. Por sinal, foi a primeira vez desde o GP da Austrália de 2006 que os dois carros italianos ficaram sem marcar pontos. A seqüência de 46 corridas na zona de pontuação foi a segunda maior da história da Fórmula 1, perdendo apenas para as 55 corridas nos pontos da própria Ferrari entre os GPs da Malásia de 1999 e 2003.

- Além da quebra de seqüência, a falta de pontos trouxe outro gosto amargo para a Ferrari: a perda da liderança no mundial de construtores. A McLaren, que já foi terceira, passa a liderar com 135 pontos, um à frente. Sorte dos italianos que Heikki Kovalainen consegue ser ainda menos eficiente que Kimi Raikkonen. Péssimo ano para os finlandeses.

- Outros destaques da prova: Timo Glock, com um ótimo quarto lugar para a Toyota, e Sebastian Vettel, quinto colocado com a Toro Rosso.

- Rubens Barrichello parou com o carro quebrado logo no começo, depois do Safety Car provocado por outro brasileiro, Nelsinho Piquet. O piloto da Renault rodou, bateu, viu seu companheiro vencer graças a seu erro e chegou aos boxes com a expressão de quem sabe que perdeu o emprego.

- Agora sete pontos à frente de Felipe Massa, Hamilton começa a encaminhar o título mundial. Basta chegar em segundo nas próximas três corridas que o título estará garantido. Se tiver cabeça e não sofrer quebras mecânicas, leva o caneco.

- Maranello vai ferver amanhã. Stefano Domenicali que se cuide.

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