Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
7 de setembro de 2008
Rapidinhas - GP da Bélgica
Postado por Capelli às 10:58

- Corrida sensacional, característica de Spa-Francorchamps. Pista úmida no começo, pista molhada no final, últimas voltas imprevisíveis e reviravoltas em uma das chegadas mais emocionantes da história da Fórmula 1.

- Vitória de Lewis Hamilton, com Felipe Massa em segundo e Nick Heidfeld em terceiro. O resultado parece natural, não retrata a forma como se consolidou.

- Lewis, apesar de vencedor, não foi o grande nome da corrida. Kimi Raikkonen foi brilhante, saltando de quarto para primeiro em uma volta e meia, aproveitando-se da rodada do inglês na abertura da segunda volta. Dominou toda a prova mesmo sem o melhor carro e venceria com autoridade e brilhantismo, não fossem algumas gotas de chuva nas voltas finais.

- Chuva que mudou completamente o panorama da corrida. Lewis aproximou-se, tentou a ultrapassagem, ambos tocaram rodas e depois saíram dançando nas curvas escorregadias. Os dois erraram e trocaram de posições ainda mais uma vez, até que Kimi cometeu o erro capital de buscar novamente a liderança a qualquer custo. Rodou novamente e foi parar na parede, dando adeus ao campeonato.

- Não faltou coragem a Kimi, é impressionante como o finlandês parece ter um interruptor na cabeça. Passa boa parte do campeonato sonolento e discreto, mas quando acorda, sai de baixo. Fez uma corridaça, quiçá a melhor de sua carreira. Partiu para o tudo ou nada no final, já que o segundo lugar de pouco lhe valia. Ficou sem nada, paciência. Agora, 23 pontos atrás de Lewis no campeonato, pode voltar a dormir sem culpa e preocupar-se apenas com 2009.

- É lógico que Hamilton tem méritos pela vitória, até porque também teve coragem de atacar nas voltas finais no piso ensaboado. Mas errou ao rodar logo no começo, o que teria custado bastante caro não fosse a chuva no final. O inglês tem talento, sorte e juízo. Com cinco vitórias, arranca para a fase decisiva do campeonato com oito pontos de vantagem.

- A Ferrari protestou contra a atitude de Hamilton, que cortou uma chicane, "meio que devolveu" a posição a Kimi e atacou novamente para ultrapassar na curva seguinte. Creio que dará em nada, já que a manobra não mudou o resultado da corrida. Caso Kimi tivesse sido segundo, aí sim. Como o finlandês errou e bateu, Lewis teria vencido de toda forma. Logo... não acredito em punição à McLaren.

- Felipe Massa foi discreto o tempo todo, marcou oito pontos importantes e sai de Spa com uma "estranha sensação" de vitória, apesar de ter ficado atrás de Lewis. A primeira batalha, a da primazia na Ferrari, está vencida. De forma injusta até, já que Kimi foi o grande nome da prova, mas nem sempre a vida é justa e a frieza dos números, com diferença de 15 pontos a favor do brasileiro, é suficiente para que a equipe coloque, a partir de Monza, todas as fichas em Felipe Massa.

- Lamentei muito por Sebastien Bourdais, que fez grande corrida e encaminhava um merecido pódio, mas que perdeu posições na última volta para quem arriscou colocar pneus de chuva. Méritos para Nick Heidfeld, com três ultrapassagens nas últimas curvas e um ótimo terceiro lugar. O francês, pelo menos, garantiu dois pontos com a sétima posição.

- Fernando Alonso também arriscou ao trocar pneus e terminou em quarto. Pelos meus cálculos, teria terminado em quarto de todo o jeito. Mas pelo menos tentou.

- Sebastian Vettel, em quinto, marcou mais quatro pontos para a Toro Rosso, que já ultrapassou a Honda nos construtores e empatou com a Williams. A continuar assim, deve chegar na frente da Red Bull no fim do ano.

- Robert Kubica, que fez corrida apagada e terminou em sexto, assumiu a terceira posição do campeonato "sem querer", com o acidente de Kimi. O polonês agora tem 58 pontos, contra 57 do piloto da Ferrari.

- Os demais brasileiros não fizeram nada muito digno de nota. Nelsinho Piquet bateu e abandonou logo no começo, Rubens Barrichello teve problemas de câmbio e abandonou com 20 voltas.

- Mundial de pilotos: Lewis 80, Felipe 72, Kubica 58, Kimi 57. A diferença de oito pontos é considerável e, caso não sofra nenhuma quebra ou acidente, o piloto da McLaren poderá administrá-la até o fim. Felipe precisaria vencer tudo até o fim do ano para ser campeão, caso o inglês chegue sempre em segundo. Improvável.

- Nos construtores, a McLaren desconta mais dois pontinhos: 129 a 123 para a Ferrari. Briga imprevisível.

- Domingo que vem, duelo em Monza. No ano passado, a McLaren deu um chocolate nos italianos. Repetirá a dose? A julgar pelos testes realizados no circuito italiano semana passada, não. A briga será dura e uma vitória de Felipe diante dos tifosi, conjugada por um mau resultado do inglês, pode dar novo ânimo ao campeonato. Caso Hamilton abra vantagem por lá... aí o título estará encaminhado.

- Conclusão do final de semana: com Kimi fora, teremos um novo campeão em 2008.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger