- Corrida sensacional, característica de Spa-Francorchamps. Pista úmida no começo, pista molhada no final, últimas voltas imprevisíveis e reviravoltas em uma das chegadas mais emocionantes da história da Fórmula 1.
- Vitória de Lewis Hamilton, com Felipe Massa em segundo e Nick Heidfeld em terceiro. O resultado parece natural, não retrata a forma como se consolidou.
- Lewis, apesar de vencedor, não foi o grande nome da corrida. Kimi Raikkonen foi brilhante, saltando de quarto para primeiro em uma volta e meia, aproveitando-se da rodada do inglês na abertura da segunda volta. Dominou toda a prova mesmo sem o melhor carro e venceria com autoridade e brilhantismo, não fossem algumas gotas de chuva nas voltas finais.
- Chuva que mudou completamente o panorama da corrida. Lewis aproximou-se, tentou a ultrapassagem, ambos tocaram rodas e depois saíram dançando nas curvas escorregadias. Os dois erraram e trocaram de posições ainda mais uma vez, até que Kimi cometeu o erro capital de buscar novamente a liderança a qualquer custo. Rodou novamente e foi parar na parede, dando adeus ao campeonato.
- Não faltou coragem a Kimi, é impressionante como o finlandês parece ter um interruptor na cabeça. Passa boa parte do campeonato sonolento e discreto, mas quando acorda, sai de baixo. Fez uma corridaça, quiçá a melhor de sua carreira. Partiu para o tudo ou nada no final, já que o segundo lugar de pouco lhe valia. Ficou sem nada, paciência. Agora, 23 pontos atrás de Lewis no campeonato, pode voltar a dormir sem culpa e preocupar-se apenas com 2009.
- É lógico que Hamilton tem méritos pela vitória, até porque também teve coragem de atacar nas voltas finais no piso ensaboado. Mas errou ao rodar logo no começo, o que teria custado bastante caro não fosse a chuva no final. O inglês tem talento, sorte e juízo. Com cinco vitórias, arranca para a fase decisiva do campeonato com oito pontos de vantagem.
- A Ferrari protestou contra a atitude de Hamilton, que cortou uma chicane, "meio que devolveu" a posição a Kimi e atacou novamente para ultrapassar na curva seguinte. Creio que dará em nada, já que a manobra não mudou o resultado da corrida. Caso Kimi tivesse sido segundo, aí sim. Como o finlandês errou e bateu, Lewis teria vencido de toda forma. Logo... não acredito em punição à McLaren.
- Felipe Massa foi discreto o tempo todo, marcou oito pontos importantes e sai de Spa com uma "estranha sensação" de vitória, apesar de ter ficado atrás de Lewis. A primeira batalha, a da primazia na Ferrari, está vencida. De forma injusta até, já que Kimi foi o grande nome da prova, mas nem sempre a vida é justa e a frieza dos números, com diferença de 15 pontos a favor do brasileiro, é suficiente para que a equipe coloque, a partir de Monza, todas as fichas em Felipe Massa.
- Lamentei muito por Sebastien Bourdais, que fez grande corrida e encaminhava um merecido pódio, mas que perdeu posições na última volta para quem arriscou colocar pneus de chuva. Méritos para Nick Heidfeld, com três ultrapassagens nas últimas curvas e um ótimo terceiro lugar. O francês, pelo menos, garantiu dois pontos com a sétima posição.
- Fernando Alonso também arriscou ao trocar pneus e terminou em quarto. Pelos meus cálculos, teria terminado em quarto de todo o jeito. Mas pelo menos tentou.
- Sebastian Vettel, em quinto, marcou mais quatro pontos para a Toro Rosso, que já ultrapassou a Honda nos construtores e empatou com a Williams. A continuar assim, deve chegar na frente da Red Bull no fim do ano.
- Robert Kubica, que fez corrida apagada e terminou em sexto, assumiu a terceira posição do campeonato "sem querer", com o acidente de Kimi. O polonês agora tem 58 pontos, contra 57 do piloto da Ferrari.
- Os demais brasileiros não fizeram nada muito digno de nota. Nelsinho Piquet bateu e abandonou logo no começo, Rubens Barrichello teve problemas de câmbio e abandonou com 20 voltas.
- Mundial de pilotos: Lewis 80, Felipe 72, Kubica 58, Kimi 57. A diferença de oito pontos é considerável e, caso não sofra nenhuma quebra ou acidente, o piloto da McLaren poderá administrá-la até o fim. Felipe precisaria vencer tudo até o fim do ano para ser campeão, caso o inglês chegue sempre em segundo. Improvável.
- Nos construtores, a McLaren desconta mais dois pontinhos: 129 a 123 para a Ferrari. Briga imprevisível.
- Domingo que vem, duelo em Monza. No ano passado, a McLaren deu um chocolate nos italianos. Repetirá a dose? A julgar pelos testes realizados no circuito italiano semana passada, não. A briga será dura e uma vitória de Felipe diante dos tifosi, conjugada por um mau resultado do inglês, pode dar novo ânimo ao campeonato. Caso Hamilton abra vantagem por lá... aí o título estará encaminhado.
- Conclusão do final de semana: com Kimi fora, teremos um novo campeão em 2008.
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