Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
24 de setembro de 2008
Cingapura, 800
Postado por Capelli às 23:50
O GP de Cingapura, no próximo domingo, entrará para a história não somente por ser a primeira corrida noturna da Fórmula 1, mas também por representar a corrida de número 800 da categoria.

É a primeira vez que uma prova centenária acontece numa estréia de Grande Prêmio, o que torna a etapa cingapuriana ainda mais especial. A Ferrari, por exemplo, busca quebrar um tabu. Maior vencedora da categoria, ainda não conseguiu triunfar em uma corrida centenária. Que tal uma rápida relembrada nos outros GPs centenários da história da Fórmula 1?


GP nº 100 - Alemanha/1961
Vencedor: Stirling Moss, Lotus



Numa temporada amplamente dominada pela Ferrari, Stirling Moss, de Lotus, quebrou a série de quatro vitórias rossas com uma exuberante exibição no inferno verde do antigo Nürburgring-Nordschleife. Saltou de terceiro para primeiro logo na primeira volta, depois de um acidente de Jack Brabham, dominando a corrida de ponta a ponta. Seria a última vitória da carreira do "campeão sem título".


GP nº 200 - Mônaco/1971
Vencedor: Jackie Stewart, Tyrrell



Terceira etapa da temporada, marcou a segunda vitória de Jackie Stewart e da Tyrrell no ano, que iniciava a disparada para seu segundo título mundial. O escocês foi amplamente dominante, marcando pole, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida. O pódio foi completado por Ronnie Peterson, segundo, e Jacky Ickx, terceiro.


GP nº 300 - África do Sul/1978
Vencedor: Ronnie Peterson, Lotus



Numa corrida movimentada e cheia de alternativas em Kyalami, Ronnie Peterson chegou em primeiro depois de largar em 11º, galgando posições com uma seqüência sensacional de ultrapassagens. A grande surpresa da prova foi a Arrows de Riccardo Patrese. Era apenas a segunda corrida da equipe e o então jovem italiano liderou boa parte da prova, abandonando com seu motor estourado a apenas 15 voltas do fim. Peterson vinha em segundo na abertura da última volta, até que o líder Patrick Depailler, da Tyrrell, foi atrapalhado pelo retardatário Hector Rebaque. O sueco encostou e forçou a ultrapassagem, dividindo diversas curvas com o francês, até assumir definitivamente a liderança a poucos metros do fim.


GP nº 400 - Áustria/1984
Vencedor: Niki Lauda, McLaren



Na reta final do campeonato, vitória providencial de Niki Lauda em casa, roubando do francês Alain Prost a liderança do mundial. O austríaco largou mal, em quarto, mas foi beneficiado pela quebra do motor da Lotus de Elio de Angelis e pela rodada de Prost no óleo deixado pelo italiano. Em segundo, saiu à caça do líder Nelson Piquet até ultrapassá-lo a 12 voltas do fim. O brasileiro chegou em segundo, com Michele Alboreto em terceiro. Quatro corridas depois, Lauda terminaria o ano como campeão.


GP nº 500 - Austrália/1990
Vencedor: Nelson Piquet, Benetton



Deu zebra na etapa de encerramento do campeonato, em Adelaide. Nelson Piquet, brilhante a bordo de uma limitada Benetton, venceu uma das corridas mais emocionantes da temporada de 1990. Ayrton Senna, campeão antecipado, liderava a corrida com folga até ficar sem freios, bater e abandonar. Sem trocar pneus, Piquet assumiu a liderança e resistiu bravamente aos ataques da Ferrari de Nigel Mansell. Na última volta, no hairpin do final da grande reta, fechou a porta para o atrevido inglês, numa manobra ousada que por pouco não eliminou ambos da corrida. Foi recompensado com uma grande vitória. Mesmo assim, Mansell terminou em segundo, com Alain Prost completando o pódio.


GP nº 600 - Argentina/1997
Vencedor: Jacques Villeneuve, Williams



O GP da Argentina começou confuso, com um acidente entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher na primeira curva, que eliminou ambos da disputa. Após uma entrada do Safety Car, Jacques Villeneuve manteve a ponta, seguido de perto pela surpreendente Prost de Olivier Panis. O francês, no entanto, teve problemas elétricos e precisou abandonar, deixando o caminho livre para o canadense da Williams. Mas Villeneuve não teve vida fácil. Com problemas em um de seus jogos de pneus, foi obrigado a um pit stop extra e perdeu toda a vantagem que tinha sobre a Ferrari de Eddie Irvine. O filho do eterno Gilles precisou resistir a uma intensa pressão do norte-irlandês nas últimas voltas para confirmar sua segunda vitória na temporada. Ralf Schumacher subiu ao pódio pela primeira vez, em terceiro com a Jordan.


GP nº 700 - Brasil/2003
Vencedor: Giancarlo Fisichella, Jordan



Um dos mais doidos GPs do Brasil da história. A chuva torrencial que caiu em Interlagos formou um verdadeiro rio na curva do sol, provocando acidentes e eliminando diversos pilotos, entre eles os favoritos Michael Schumacher e Juan-Pablo Montoya. A pista foi secando e Rubens Barrichello pulou para primeiro. Tudo indicava que sua primeira vitória no GP do Brasil finalmente viria, até que sua Ferrari começou a se arrastar na pista. O motivo? Pane seca. David Coulthard liderava e parou nos boxes para um pit stop, entregando a liderança temporariamente a Kimi Raikkonen. Mas o finlandês errou uma freada e foi surpreendido pela Jordan de Giancarlo Fisichella, que preparava-se para um pit stop e assumiu a ponta. Tudo isso praticamente no mesmo momento em que Mark Webber bateu na curva do Café. Fernando Alonso não conseguiu desviar dos destroços da Jaguar e bateu no mesmo local, espalhando muita sujeira pela pista e obrigando a direção de prova a encerrar a corrida 17 voltas antes do previsto.

Tal encerramento gerou muita confusão. A Jordan comemorava como vencedora da corrida, já que a bandeira vermelha fora apresentada após Fisichella ter cruzado a linha de chegada em primeiro pela segunda vez. Assim, mesmo que valendo o resultado da passagem anterior, o italiano teria conquistado sua primeira vitória na Fórmula 1. Mas a direção de prova entendeu que a bandeira vermelha tinha sido mostrada antes de Fisichella cruzar a linha pela segunda vez, aclamando Kimi Raikkonen como o vencedor.

Dias depois, no entanto, surgiu um vídeo que provava que a bandeira vermelha só fora estendida após a passagem do italiano. A FIA reconheceu o erro e, quinze dias depois, organizou uma constrangida cerimônia em Imola para que Raikkonen entregasse o troféu da vitória a Fisichella. Foi a última conquista da simpática Jordan na Fórmula 1.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger