Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
22 de setembro de 2008
Cheio de marra
Postado por Capelli às 23:43

Aconteceu hoje, em Paris, o julgamento do recurso da equipe McLaren contra a punição a Lewis Hamilton no GP da Bélgica. Na ocasião, piloto venceu a corrida mas perdeu 25 segundos de seu tempo final por ter cortado uma chicane na disputa pela liderança com Kimi Raikkonen. O resultado sai amanhã.

Lendo os relatos do julgamento, me chamou a atenção um trecho em específico, no qual Hamilton rebatia argumentos de Nigel Tozzi, advogado representante da Ferrari na audiência:

"I have been a racing driver since I was eight years old and I know pretty much every single manoeuvre in the book, and that's why I'm the best at my job."
Traduzindo, o piloto da McLaren disse à côrte de apelações que é o melhor naquilo que faz. Trocando em miúdos: se julga o melhor piloto da atualidade.

O ato falho explica algumas coisas. Lewis tem um talento natural inquestionável. É rápido, realiza ultrapassagens empolgantes, vence corridas com autoridade. Mas em seu currículo, até aqui, seu maior feito é o de ter perdido no ano passado o título mais ganho da história. E perdeu porque resolveu brigar pela vitória na China, quando poderia apenas ter "marcado" Fernando Alonso para ser campeão por antecipação. Forçou tanto a barra que destruiu seus pneus e foi parar no único metro quadrado de brita do autódromo de Xangai. No Brasil, tentou ultrapassar o espanhol por fora na curva do lago, saiu da pista e depois foi vítima de um problema de câmbio. Perdeu uma incrível vantagem de 17 pontos em 20 possíveis e terminou o ano num amargo vice-campeonato.

Talvez, se não se julgasse superior como demonstrou hoje, poderia ter sido campeão com tranqüilidade. A autoconfiança é extremamente importante para um piloto de ponta e todo vencedor precisa julgar-se capaz de transpôr qualquer desafio. No entanto, existe uma linha tênue entre a autoconfiança e a presunção. E Hamilton parece estar esbarrando justamente na segunda característica. Quando se julga não apenas capaz de algo, mas sim superior a tudo, comete-se erros primários. Como cortar chicanes e ser punido duas vezes por isso numa temporada. Como bater estupidamente na saída dos boxes.

O estilo de Lewis Hamilton traduz a essência do automobilismo. Não desiste, é ousado, até perigoso algumas vezes - como um dia também foram Schumacher, Senna, Villeneuve ou Peterson -, nenhum demérito por isso. O grande problema do inglês é o fato de existir numa época de cultura de celebridades, de histeria coletiva sensacionalista, quando a imprensa de um país converte um piloto de sucesso em semideus. Incensado a gênio cedo demais, Hamilton parece ter acreditado no fanatismo cego de seus compatriotas. E isso o leva a arroubos como o de, deselegantemente, dizer ao mestre Jackie Stewart que não precisa de conselhos. Ou como o de hoje, de se declarar publicamente o melhor piloto do mundo.

Hamilton um dia pode virar o melhor do mundo e tem totais condições para tal. Mas, antes, precisa colocar a cabeça no lugar.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger