Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
29 de agosto de 2008
Phil Hill se foi
Postado por Capelli às 23:29

Campeão mundial de Fórmula 1 em 1961, Philip Hill faleceu ontem, nos Estados Unidos. Neste momento em que um dos grandes se vai, em vez de transformar isso em estatística ou preparar uma homenagem piegas, prefiro lembrar quem foi Hill. Assim, transcrevo abaixo o seu verbete na melhor enciclopédia de pilotos já editada em no Brasil, o livro "Os Grandes Pilotos de Todos os Tempos", editado pela Abril em 1974. Bom proveito.

"Hill, Philip (Phil) - Piloto americano, nascido em Miami em 1927, campeão de F1 em 1961 e vencedor, por três vezes, das 24 Horas de Le Mans e das 12 Horas de Sebring. Começou a correr muito jovem, pilotando carros MG, Jaguar e Alfa Romeo. Em 1952, comprou uma velha Ferrari e com ela participou da Carrera Panamericana, classificando-se em sexto lugar.

Em 1954, em parceria com seu amigo Paul Richard ("Richie") Ghinter, conquistou o segundo lugar na última edição da Carrera Panamericana, atrás da Ferrari da equipe oficial, dirigida por Umberto Maglioli. Seu bom desempenho nessa corrida chamou a atenção de Luigi Chinetti, representante da Ferrari nos Estados Unidos, que o indicou à fábrica de Maranello.

Em 1956 Phil Hill passou a integrar a equipe oficial da Ferrari. Nesse ano e no seguinte, disputou na categoria esporte, em dupla com pilotos famosos (Fangio, Musso, Castellotti, Gendebien, Collins e Hawthorn).

Em 1958 venceu os 1000 Km de Nürburgring, as 12 Horas de Sebring, as 24 Horas de Le Mans e estreou na F1 no GP da França, em Reims. Em setembro do mesmo ano, teve excelente desempenho no GP da Itália, em Monza, mantendo-se em segundo durante boa parte da corrida.

Uma ordem do box, porém, obrigou-o a ceder seu posto a Hawthorn, que disputava o título mundial; Hill terminou em terceiro. Isso ocorreria também no GP de Marrocos: quando perseguia o líder da corrida (Moss), teve de reduzir seu ritmo para permitir a Hawthorn obter o segundo lugar e o título mundial.

Em 1959 venceu, com Gendebien, as 12 Horas de Sebring e, na F1, classificou-se em segundo lugar nos GPs da França e da Itália, e em terceiro no da Alemanha. Conseguiu sua primeira vitória na F1 em 1960, no GP da Itála. Com Ferrari esporte, venceu os 1000 Km de Buenos Aires, em dupla com Cliff Allison. Em 1961, com duas vitórias (GP da Bélgica e da Itália) e boas colocações nos outros GPs, tornou-se o primeiro piloto norte-americano a vencer o Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1. Ainda em 1961 venceu, em dupla com Olivier Gendebien, as provas de Le Mans e Sebring, com uma Ferrari esporte.

Em 1962, com Gendebien, venceu de novo as 24 Horas de Le Mans e os 1000 Km de Nürburgring. No fim do ano brigou com o comendador Enzo Ferrari e deixou a equipe, junto com o engenheiro Carlo Chiti e o diretor esportivo Romolo Tavani, transferindo-se os três para a equipe ATS
(Nota do Capelli: Automobili Turismo e Sport, não a mesma ATS alemã - Auto Technisches Zubehor - que disputou a F1 nos anos 70 e 80). Com o novo carro, porém, Phil Hill não conseguiu bons resultados, terminando por abandonar os monopostos. Contudo, continuou a particiar de corridas com carros esporte. Em dupla com Pedro Rodriguez, pilotando uma Ferrari, venceu as 24 Horas de Daytona, em 1964; com Jo Bonnier, pilotando um Chaparral, os 1000 Km de Nürburgring, em 1966; e com Mike Spence, também pilotando um Chaparral, as 6 Horas de Brands Hatch, em 30 de julho de 1967, sua última vitória importante."

O verbete omite apenas uma informação importante. Hill tornou-se campeão mundial no GP da Itália de 1961, pilotando uma Ferrari, numa corrida em que não houve festa. O norte-americano disputava o título com seu companheiro de equipe, Wolfgang von Trips, que perdeu a vida na segunda volta, depois de um acidente com Jim Clark. Seu carro voou sobre o alambrado, matando também 14 espectadores. Foi o acidente mais trágico da história da F1.

PS.: Não, Phil Hill, norte-americano, não tinha parentesco com os britânicos campeões Graham e Damon Hill.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger