O destino foi cruel com Felipe Massa ao final do GP da Hungria, tirando de suas mãos uma vitória certa a apenas três voltas do fim. A reação do piloto, de profunda decepção e incredulidade, foi captada pelas câmeras do autódromo. A transmissão, contudo, não exibiu a cena mais tocante, testemunhada apenas por quem estava no pit lane de Hungaroring: as lágrimas do piloto, chorando copiosamente dentro do capacete.
Mas o choro de Felipe não é inédito, nem desabonante. Nos últimos anos, em pelo menos três ocasiões pilotos transformaram sua decepções em lágrimas, diante dos olhos do mundo todo.
Em 1999, Mika Hakkinen liderava o GP da Itália e caminhava firme rumo ao bicampeonato mundial. Até que errou na Variante del Rettifilo ao colocar o motor em ponto morto sem querer, saiu rodando e deu adeus à corrida. O finlandês saiu do carro furioso, jogou o volante longe, mas depois escondeu-se atrás de arbustos para chorar. A câmera do helicóptero flagrou a cena, assim como fotógrafos que estavam próximos. Hakkinen buscou certa privacidade, sem sucesso. No entanto, reuniu forças para recuperar-se e terminou o ano como bicampeão.
Na mesma temporada, logo na corrida seguinte, Luca Badoer protagonizou outra imagem tocante. O italiano vinha num honroso quarto lugar com uma Minardi, pior carro daquela temporada, no GP da Europa. A 13 voltas do fim, seu motor quebrou. Badoer desceu do carro e pôs-se a chorar, sabendo que tinha acabado de perder o melhor resultado de sua carreira. O italiano encerrou sua participação como piloto titular na F1 ao final daquele ano e levou consigo uma marca bastante negativa. É, até hoje, quem mais GPs disputou - 48 - sem obter sequer um ponto.
No ano passado, Sebastian Vettel foi o chorão da vez. Era terceiro colocado com a Toro Rosso no dilúvio do Monte Fuji, até que distraiu-se após uma travada do líder Lewis Hamilton durante um período de Safety Car. Acertou a traseira de Mark Webber, segundo colocado, eliminando ambos da corrida. Recolheu seu carro aos boxes e desabou em lágrimas. Mas a reação veio rápido. Na prova seguinte, na China, chegou num brilhante quarto lugar.
Resta saber como Felipe Massa lidará com tal frustração. Se tiver o mesmo espírito de Hakkinen e Vettel, dará a volta por cima e rumará ao título mundial. Se deixar-se abater, corre o risco de ter visto passivamente o bonde do sucesso passar, tal qual ocorreu com Badoer.Etiquetas: Curiosidades, GP da Hungria, História |