Primeiros treinos livres transcorridos, já dá para ter uma idéia - ainda que vaga - do que o GP da Europa, no novo circuito urbano de Valência, pode proporcionar neste final de semana.
O traçado permite velocidades médias próximas a 200km/h, o que dá quase um Hungaroring. Porém, tem pelo menos cinco freadas fortes em que os pilotos reduzem de 300 para menos de 100. Isso, somado aos muros e guard-rails, me faz imaginar que Valência será algo entre Albert Park e Montreal. O que não é nada ruim, pois são pistas que proporcionam normalmente as melhores corridas da temporada.
Ultrapassagens serão difíceis, mas os pilotos estarão sujeitos a muitos erros e os carros - principalmente os freios - sofrerão muito desgaste. As equipes já trabalham com estratégias prevendo pelo menos uma entrada do Safety Car. Chuto pelo menos duas.
Para a classificação de amanhã, há até previsão de chuva. O que seria sensacional, podendo provocar um grid embaralhado e uma corrida completamente maluca no domingo. A promessa é de um GP emocionante e o treino de amanhã dará o tom.
Importante: a Rede Globo não transmite a classificação às 9h, apenas um VT às 11h. Portanto, se quiser fazer de conta que está vendo ao vivo, não acesse o blog até o meio-dia. Como de hábito, logo depois do término da sessão, publico "rapidinhas" quentinhas analisando o treino.
Se preferir acompanhar ao vivo pela Internet, dê um pulo no Grande Prêmio. Bruno Vicaria e/ou Chico Luz serão ótima companhia e darão algumas dicas para conseguir imagens em tempo real.
Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.
Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.