Imagens da transmissão oficial da corrida desfazem as dúvidas com relação à saída perigosa de Felipe Massa ao final de seu segundo pit stop. O brasileiro arrancou enquanto Adrian Sutil passava pelo pit lane e os carros quase se chocaram. Ficou a dúvida se Felipe teria arrancado antes da hora por afobação - como ocorreu com Kimi Raikkonen - ou se a equipe o teria liberado antes da hora.
Pelas imagens da corrida, extraídas da câmera onboard da Ferrari, percebe-se que o sinal do "pirulito eletrônico" italiano está verde. Logo, quem deu ordem para que o brasileiro arrancasse foi a própria equipe.
Comissários estão investigando o incidente, mas o regulamento desportivo é omisso com relação a punições nestes casos. A única orientação presente no texto está no artigo 23.1, que rege sobre o pit lane. Diz o item "i":
"It is the responsibility of the competitor to release his car after a pit stop only when it is safe to do so". Numa tradução livre: "É responsabilidade do competidor liberar seu carro de um pit stop apenas quando for seguro fazê-lo". Pelos parágrafos anteriores, entende-se como competidor não apenas o piloto, mas sim piloto e equipe.
Não há indicativos de punição ou multa para casos como este.Etiquetas: Felipe Massa, Ferrari, GP da Europa |