Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
20 de maio de 2008
Causos de Mônaco: Quase não chegou ninguém...
Postado por Capelli às 23:20

O principado de Mônaco comemorava em 1982 a 40ª edição do mais famoso Grande Prêmio de Fórmula 1. Como sempre, uma corrida polêmica, com pilotos e chefes de equipe reclamando do traçado anacrônico, sinuoso, cheio de guard-rails que aprisionavam a potência de seus carros, mas que depois posavam felizes e sorridentes ao lado do Príncipe Rainier e de sua esposa Grace Kelly. Sim, há tempos a Fórmula 1 é cínica e hipócrita.

Um travo amargo acompanhava aquela corrida, o primeiro final de semana sem Gilles Villeneuve, morto nos treinos para a etapa anterior, na Bélgica. Era a sexta prova de um campeonato ainda sem favoritos claros e com a categoria abalada pela perda de um de seus maiores astros.

Nos treinos, como de hábito em 1982, domínio da Renault, que marcou sua quinta pole position em seis corridas, dessa vez com René Arnoux. Seu companheiro Alain Prost saía em quarto, atrás da Brabham de Riccardo Patrese, segundo, e da Alfa Romeo de Bruno Giacomelli, terceiro.

Na largada, Arnoux pulou na ponta e abriu vantagem rapidamente. Patrese largou mal, caindo para terceiro e perdendo mais uma posição para Prost logo na abertura da segunda volta. Confirmando o favoritismo da Renault, o francês ultrapassou também Giacomelli na Saint Devote na quarta volta, confirmando a dobradinha dos franceses na liderança.

A corrida seguia monótona na frente, até Arnoux errar e rodar nos esses da Piscina, na 15ª passagem. Prost herdou a primeira posição e caminhava tranqüilo para sua terceira vitória na temporada. Até que, a três voltas do fim, começou a chover. E iniciou-se um Deus nos Acuda até hoje sem par na história da Fórmula 1.


Não era um temporal, apenas uma chuva fina, mas suficiente para transformar o asfalto monegasco em um verdadeiro sabão. E então Prost, com sua tradicional hidrofobia, perde a traseira na saída da Chicane do Porto, vai parar nos guard rails e dá adeus a uma fácil vitória a duas voltas e meia do fim.

Riccardo Patrese assume a ponta e provavelmente venceria a corrida, mas roda na Loews na penúltima volta. As câmeras de televisão passaram a focar a Ferrari de Didier Pironi, novo líder, mesmo com o bico do carro avariado. O francês abre a última volta e encaminha-se para a vitória, até que começa a arrastar-se sem combustível na entrada do túnel. Pironi pára desolado e ninguém mais entende o que está acontecendo. Quem é o novo líder? Alguém vai vencer esta corrida?

As câmeras começam a procurar a Alfa Romeo de Andrea de Cesaris, mas quando chegam nele, já é tarde. O italiano está parado na subida para o Cassino, também sem combustível. O diretor de imagens já nem sabe o que mostrar a exibe a Williams de Derek Daly, também encostando na La Rascasse. Daly estava uma volta atrás, mas a essa altura ninguém mais sabia quem estava em qual posição.

Finalmente a transmissão se acha e exibe o novo-velho líder: Riccardo Patrese. Mesmo tendo aberto a última volta quase um minuto atrás de Pironi, é dele novamente a liderança do GP de Mônaco. O italiano completa a corrida, cruza a linha de chegada timidamente, lamentando muito a rodada que, julgava ele, havia feito com que perdesse a vitória.

No túnel, Pironi pede uma carona para retornar aos boxes e Patrese encosta sua Brabham. O francês abraça-se ao santoantônio, dá tapinhas no capacete do italiano e o congratula: "parabéns, vencedor". Só ali Patrese soube que, quase sem querer, havia vencido pela primeira vez na Fórmula 1.


O resultado da corrida maluca: Patrese em primeiro, mesmo rodando na penúltima volta. Pironi em segundo, mesmo com o bico avariado e sem gasolina. De Cesaris terceiro, também sem gasolina. Uma volta atrás, cruzam a linha as Lotus de Elio de Angelis e Nigel Mansell, quarto e quinto. Em sexto, Derek Daly, que parara na Rascasse com o carro todo quebrado. Prost, mesmo batendo a duas voltas e meia do fim, foi sétimo.

Ainda que com dez classificados ao final, apenas cinco carros efetivamente receberam a bandeira quadriculada na corrida em que, por pouco, não aconteceu de ninguém chegar ao final.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger