- Num treino mais disputado do que se imaginava para Montmeló, Kimi Raikkonen saiu com a pole position. Surpresa, mesmo, foi o segundo lugar de Fernando Alonso.
- É muito provável que o espanhol tenha jogado para a torcida e esteja com um carro muito leve, preparado para um primeiro pit stop logo a 10 ou 12 voltas. Mesmo assim, foi um feito. É muito bom voltar a ver Alonso andando na ponta.
- Felipe Massa sai em terceiro, com grandes chances de ver sua corrida complicada por seu desafeto da Renault. Provavelmente o brasileiro tem um pouco mais de combustível, beneficiado que deve ser na estratégia por ter sido mais rápido que Raikkonen na Q2. A perda da pole até já devia ser esperada, mas Felipe certamente contava em seguir o companheiro de perto até o momento do primeiro pit stop, para então dar uma ou duas voltas rápidas e ganhar a posição nos boxes. Com Alonso entre eles, a tarefa fica bem mais difícil. Ou Massa se livra dele logo nas duas primeiras voltas, ou perde qualquer chance de vitória.
- McLaren irreconhecível. Hamilton em quinto, Kovalainen em sexto. Ao que parece, a BMW já virou segunda força. Na corrida, teremos certeza.
- Bom treino de Nelsinho Piquet, pela primeira vez classificado entre os dez primeiros. Se bobear, tem uma estratégia de combustível melhor que a de Alonso e, se andar num ritmo tão próximo do espanhol como fez nos treinos, pode até chegar na frente do companheiro bicampeão.
- Rubens Barrichello também foi uma boa surpresa na classificação, marcando um 11º posto que, como ele próprio admitiu, é melhor do que qualquer previsão mais otimista da Honda. Pode voltar a marcar pontos, quem sabe? Seria um belo prêmio na corrida escolhida para comemorar o recorde de GPs disputados, numa conta "Romariana", como bem definiu Flavio Gomes.
- A surpresa negativa foi a Williams, que fez o 12º tempo com Nakajima e o 15º para Rosberg. O japonês conseguiu sua melhor posição no grid até hoje, mas o filho do Keke andou muito mal. Freqüentador habitual da superpole, dessa vez passou longe.
- David Coulthard precisa se aposentar. Mais uma vez, caiu na primeira degola. Mais uma vez, viu seu companheiro Webber na superpole, com um ótimo sétimo lugar. Vettel na Red Bull, já.
- Davidson e Sato dividem a última fila naquela que deve ser a última corrida da Super Aguri. Uma pena.
- Palpite para amanhã: Dá Raikkonen, com Massa em segundo e Kubica em terceiro.
Etiquetas: Análises, GP da Espanha |