Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
10 de abril de 2008
Entrevista rápida
Postado por Capelli às 23:25
O Renan Falcão, leitor estudante de jornalismo, me encaminhou algumas perguntas para ajudá-lo em uma matéria. Achei que as perguntas que ele fez também poderiam interessar aos blogueiros, então resolvi postar aqui também.

O que você espera de Felipe Massa, é apenas um 'hotlaper' ou um postulante ao título?
A imagem de "hotlapper" já está arraigada ao perfil de Felipe Massa, o que não é de todo ruim. Ele sabe ser rápido, é talvez o mais rápido piloto da F1 atual em volta lançada. Mas, para ser um postulante real ao título, precisa combinar esta velocidade com uma consistência que ainda não lhe é peculiar. Massa oscila demais durante as provas, faz voltas muito rápidas seguidas de outras ruins. O que, na média das 60 voltas de um GP, acaba fazendo diferença. Ano passado ele perdeu o GP da França para Kimi Raikkonen por este motivo, assim como no GP da Malásia deste ano.

Se Felipe adquirir consistência e mantiver a cabeça fria nas situações adversas, pode sim ser um forte postulante ao título.

Diferente do ano passado, quando teve um início desanimador, Kimi Raikkonen já é o líder do campeonato. Ele pode ser o 'homem a ser batido'?
Creio que sim. É o atual campeão, o que automaticamente o torna uma referência. Com Alonso fora de combate num carro muito fraco, ele é o homem a ser batido. Lewis e Felipe são os adversários mais próximos, mas o favoritismo é todo dele.

Até que ponto a troca de Alonso por Kovalainen mudou alguma coisa na McLaren?
Sem dúvida mudou. Primeiro, no ambiente. Alonso tem o "dom" de tornar o ambiente pesado, onde quer que esteja. Reclamava de todo mundo na Renault, reclamava de todo mundo na McLaren e agora já reclama de novo da Renault. O espanhol não é nada hábil em seus relacionamentos e atrapalha muito na motivação de um time. Por este aspecto, a saída de Alonso foi um alívio para a McLaren. Porém, ao mesmo tempo, o time ficou carente de uma referência, de um líder. Lewis Hamilton tem todo o talento do mundo para ser campeão e tornar-se uma referência na F1, mas tem apenas 23 anos e está em seu segundo ano de F1. O resultado a gente está vendo, erros atrás de erros e uma equipe atrapalhada durante treinos e corridas. Heikki Kovalainen é um bom piloto, mas sofre por ter pouca experiência, assim como Lewis. A grosso modo, vejo a McLaren "acéfala" em 2008.

Depois do escândalo, pode-se cravar o fim da 'era Mosley'? Em que uma mudança na presidência da FIA mudaria na F1?
Acho que Mosley cai sim, mesmo com a votação secreta. E, ainda que não caia, certamente não se reelege. Então, a era Mosley está, sim, condenada. As mudanças que podem vir dependem muito do novo presidente, o que ainda é um mistério. Caso o substituto seja alguém intimamente ligado às montadoras, provavelmente algumas medidas que eram idéias próprias de Mosley para conter o domínio das montadoras cairão. As questões da aerodinâmica padronizada e dos tetos orçamentários, nesta hipótese, serão revistos.

Podemos ter um campeonato tão apertado quanto no ano passado? E o que esperar das etapas de Valencia e de Cingapura?
Dificilmente o campeonato será tão apertado como 2007, até porque, ao que parece, temos apenas dois pilotos na briga: Kimi e Massa. A Ferrari reina soberana e, salvo algum grande salto de qualidade de BMW ou McLaren na fase européia do campeonato, somente os dois chegarão ao final brigando pelo caneco.

Sobre as corridas de Valencia e Cingapura, espero imagens espetaculares e corridas chatas. Os dois traçados estão mais para Mônaco do que para Albert Park, provavelmente veremos um trenzinho com raras ultrapassagens. Mas as imagens de Valência, à beira mar e com os carros passando por sobre uma ponte, assim como as luzes artificiais de Cingapura e a arquibancada que passa por cima do traçado, serão impactantes.

Etiquetas:

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger