Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
16 de março de 2008
Rapidinhas - GP da Austrália
Postado por Capelli às 03:42

- Lewis Hamilton venceu com autoridade e merecimento. A McLaren sobrou e o inglês soube, como de praxe, manter a liderança sem ser ameaçado em nenhum momento. Largou de forma precisa, abriu diferença quando necessário e inicia o campeonato em ótima forma.

- A McLaren, dominante no GP, só não marcou uma dobradinha por um golpe de azar. Kovalainen, segundo, ainda não tinha feito seu segundo pit stop quando Timo Glock bateu, ocasionando a terceira entrada do Safety Car. Foi obrigado a esperar a abertura do pit lane e voltou no fim do pelotão.

- O desempenho da BMW foi convincente, embora pareça ainda não ter condições de brigar pela vitória em circunstâncias normais. Seu posto de terceira força parece garantido, embora a Williams também esteja em ótima forma.

- Uma corrida de milhões de erros para a Ferrari, tanto da equipe quanto de seus pilotos, um fim de semana para esquecer. Mas chama a atenção o fato dos dois abandonos terem ocorrido de forma idêntica, com o motor parando aos poucos. Aliás, o mesmo mal já tinha acometido o carro de Kimi Raikkonen na classificação de sábado.

- Os problemas da Ferrari, no entanto, não diminuem a responsabilidade de Felipe Massa. Errou feio na largada ao escorregar do lado sujo da pista e ir parar na barreira de pneus. Mas no toque com Coulthard, a responsabilidade pode ser, no mínimo, dividida. Naquela curva, na posição em que os carros estavam, o piloto da Red Bull não poderia ter feito o traçado de forma normal, como se não houvesse ninguém ao lado.

- Brilhante pódio de Nico Rosberg, o primeiro de sua carreira. A Williams confirmou os ótimos resultados da pré-temporada, sendo a única equipe além da McLaren a pontuar com os dois carros.

- Kazuki Nakajima, entretanto, fez a bobagem do dia ao bater na traseira de Robert Kubica, estragando a boa corrida do polonês.

- Louvável o desempenho de Rubens Barrichello. Fez excelente prova e merecia o pódio, que acabou perdendo por um problema no pit stop. Aliás, me pareceu injusta a punição com Stop & Go por causa da entrada durante o Safety Car. Pela transmissão, a impressão que passa é a de que ele já estava nos boxes quando a sinalização foi acionada.

- Lamentavelmente, o brasileiro deve ser desclassificado e perder o sexto lugar nas próximas horas por ter deixado os boxes com as luzes vermelhas acionadas. Em circunstâncias normais, teria sido um erro exclusivo dele, é obrigação do piloto cuidar a sinalização. Mas é compreensível que ele estivesse prestando mais atenção nos retrovisores, tentando entender o que acontecera quando arrancou com o carro. Para quem não viu, o “homem do pirulito” o liberou antes que o pit stop estivesse concluído. Ele arrancou com a mangueira de combustível engatada e levou com ele dois mecânicos.

- Esquisita demais a estréia de Nelsinho Piquet. Sua Renault andou sempre na rabeira e era o carro mais lento durante todo o tempo em que esteve na pista. Certamente havia algo de muito errado com o carro. Estivesse o equipamento funcionando perfeitamente, um resultado assim só seria possível se Piquet fosse um péssimo piloto. Isso a gente sabe que não é. A Renault desconfia que haja um problema no chassi.

- Já Alonso fez uma ótima reestréia na Renault. Chegou em quarto depois de uma bela briga com Kovalainen nas últimas voltas. Em muitos momentos, deu a impressão de estar andando mais que o carro. E deu resultado.

- Sebastien Bourdais foi o melhor estreante do dia, merecia muito a quarta colocação que ocupava a poucas voltas do final, até seu motor Ferrari quebrar. Seu companheiro Vettel, sensação dos treinos, largou muito mal, ficou para trás e acabou envolvido num toque logo na primeira curva. Natural, pela pouca experiência.

- Mesmo com a excelente corrida de hoje, ainda adoto uma certa cautela ao dizer que ela foi resultado da ausência do controle de tração. A falta do CT realmente influiu no acidente de Timo Glock, na rodada de Kimi Raikkonen e na briga entre Alonso e Kovalainen. Mas é bom lembrar que, volta e meia, acontecem provas assim no Albert Park. Em 2006, o GP da Austrália teve tantas alternativas quanto, e o CT lá estava.

- A abertura do mundial foi tão confusa e tão cheia de variáveis que ficou difícil avaliar o real potencial da Ferrari. O domínio da McLaren teria sido igual caso os italianos não enfrentassem tantos problemas? Respostas domingo que vem, na Malásia.

- Atenção para os próximos capítulos. Caso a McLaren volte a reinar em Sepang, virá por aí "O Escândalo das Centralinas". Vale tudo para desestabilizar o líder do campeonato, mesmo que não haja nenhum fundo de verdade.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger