Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
14 de novembro de 2007
Soichiro Honda - 100 anos
Postado por Capelli às 00:02
Texto produzido em 2006

Nascido em Shizuoka, no Japão, em 17 de novembro de 1906, Soichiro Honda foi o fundador de um dos maiores impérios industriais de seu país, a Honda Motor Company. A mesma Honda que se tornou um dos nomes mais importantes da história da Fórmula 1. Talvez ainda não como construtora, mas com certeza como a mais eficiente fabricante de motores que já passou pela categoria.


Aos 82 anos, Soichiro comemora com Senna o título de 1988.

A Honda teve 4 distintas passagens pela Fórmula 1: como equipe e construtora, entre 1964 e 1968; como fornecedora de motores, de 1983 a 1992 e de 2000 a 2005; e depois novamente como construtora, a partir de 2006.


Primeiros anos

A primeira aventura da Honda na F1 durou pouco tempo. A equipe participou dos campeonatos de 1964 a 1968, conquistando duas vitórias em 35 participações. Firmava-se como uma das principais construtoras da F1 na época, tendo inclusive em seus cockpits o campeão mundial John Surtees, mas o acidente fatal de Jo Schlesser, a bordo de um dos carros da equipe, no GP da França de 1968, mudou os planos dos japoneses. Abalados com o ocorrido, eles decidiram abandonar a categoria ao final daquela temporada.


Richie Ginther no México, 1965: primeira vitória dos japoneses.


A era de ouro

No começo dos anos 80, encantada com as oportunidades oferecidas pela revolução tecnológica dos turbos, a Honda decidiu reingressar à F1. Mas dessa vez, exclusivamente como fornecedora de motores.

O retorno aconteceu através de uma equipe pequena, a Spirit, em 1983. Mas apenas 6 corridas depois da reestréia, os motores japoneses já impulsionavam a Williams, a última das principais equipes da F1 a aderir à onda turbo. A Williams chegou tarde, mas escolheu a parceira certa: a esta altura, os motores Honda já eram considerados os mais potentes da categoria. E os resultados, logicamente, não tardaram a aparecer. Keke Rosberg venceu o GP de Dallas de 1984, a Williams venceu mais quatro corridas no ano seguinte e o que se viu a partir daí foi um domínio até então desconhecido na história da Fórmula 1.


Johansson guia a Spirit-Honda de 1983.

A dedicação e a disciplina dos japoneses revolucionaram a Fórmula 1. Nos anos 80, quem queria vencer, passou a imitar a Honda. Entre 1986 e 1988, os motores turbo do seu Soichiro venceram 35 das 48 corridas disputadas, conquistaram dois títulos mundiais de pilotos - Piquet em 1987 e Senna no ano seguinte - e três de construtores, com a Williams em 1986 e 1987 e com a McLaren em 1988. O ano de 1988 com a McLaren, aliás, foi um caso à parte. Foram 15 vitórias em 16 provas, num desempenho arrebatador.


Senna e Prost fazem dobradinha em 1988, o ano em que a F1 virou Fórmula Honda

A partir do ano seguinte, a F1 aboliu os turbos e deu lugar à uma nova era de motores aspirados. A supremacia da Honda, entretanto, não acabou. Os japoneses conquistaram, com a McLaren, mais três títulos consecutivos de pilotos e construtores, até decidirem se retirar novamente da categoria ao final de 1992.

O saldo destas 10 temporadas como fornecedora de motores foi impressionante: 69 vitórias, 5 títulos mundiais de pilotos, 6 de construtores e a reputação de ter sido a montadora que revolucionou a Fórmula 1. Se a Renault passou a dominar a categoria nos anos seguintes, foi porque seguiu o modelo de trabalho da Honda.


O retorno

Impulsionada pelo ingresso de seus principais concorrentes à Fórmula 1, a Honda decidiu voltar à categoria em 2000. Chegou a ter planos de uma equipe própria, mas a morte de Harvey Posthletwaite, engenheiro responsável pelo projeto, alterou o curso da história. Os japoneses decidiram apenas fornecer motores para a equipe BAR, mas a parceria não foi de muito sucesso. Apesar de um bom campeonato em 2004, com 11 pódios e uma pole position, os resultados durante todo o período - incluindo aí dois anos de fornecimento de motores também à equipe Jordan - ficaram muito aquém daqueles dos anos 80. Assim, durante o campeonato de 2005, os japoneses decidiram retomar o projeto de equipe própria e compraram a BAR, formando novamente um time 100% Honda, como nos anos 60.


Button conquista a 1ª vitória da equipe Honda depois de 40 anos

Disputando novamente um campeonato como Honda, em 2006, os resultados tornaram a aparecer. Jenson Button venceu o GP da Hungria e deu aos japoneses, quase 40 anos depois, uma nova vitória na Fórmula 1.


Senna presta homenagem em Hungaroring

Soichiro Honda, no entanto, não estava mais vivo para ouvir novamente o hino japonês no pódio da Fórmula 1. Ele faleceu em 5 de agosto de 1991, aos 84 anos, com problemas no fígado. Uma semana após sua morte, Ayrton Senna prestou-lhe uma respeitosa homenagem, ao vencer o GP da Hungria e subir ao pódio com uma tarja preta em seu braço esquerdo.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger