Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
5 de setembro de 2007
Capacetes: homenagens e inspirações
Postado por Capelli às 13:21
Desde meados dos anos 60, quando os capacetes começaram a ganhar pinturas personalizadas, os pilotos de automobilismo utilizam grafismos, imagens e símbolos a fim de representar sua personalidade, sua terra natal ou suas preferências.

Mas, além disso, muitos deles optaram por fazer de seus capacetes homenagens. Alguns fazem referência a seus ídolos, outros seguem a linhagem familiar, como se fosse um brasão, enquanto muitos apenas aproveitam desenhos que julgam bonitos.

Em mais um levantamento inútil capelliano, confira abaixo alguns capacetes que foram inspirados em outros pilotos.


Dinastias


Nelson Angelo Piquet, que estréia na Fórmula 1 no ano que vem pela equipe Renault, corre com um casco praticamente idêntico ao do pai (foto à direita). Nos tempos de Fórmula 3 e GP2, a pintura era ainda mais parecida: apenas um cromado substituía a base branca. Este ano, por causa do patrocinador principal da Renault, o piloto mudou a pintura (foto à esquerda), trocando o vermelho para laranja e incluindo um topo azul.



Christian Fittipaldi (esquerda) aproveitou o mesmo desenho do pai, Wilson Fittipaldi Jr., apenas invertendo as cores.



Em homenagem, Damon Hill correu sempre com uma pintura idêntica à do pai, Graham. Manteve o mesmo tom de azul escuro e as pás brancas em referência ao clube de remo no qual o pai competia.



O desenho da família Andretti já está na terceira geração. O patriarca, Mario (esquerda), utilizava apenas um capacete com pintura sólida em cinza, até fechou um patrocínio com os cigarros Viceroy, que o fez adotar no topo uma faixa vermelha. O grafismo ficou tão marcante que o piloto o manteve mesmo depois do contrato encerrado. O filho, Michael (centro), manteve a pintura do pai e incluiu apenas uma bandeira americana na base. Marco (direita), o mais jovem dos Andretti, baseou-se no capacete do pai, invertendo apenas as cores do topo. Onde era azul, ficou vermelho e vice-versa.



Michael Schumacher criou seu casco primeiro, com fundo branco e topo azul. O irmão Ralf, quando começou a correr, aproveitou o mesmo desenho, colocando apenas amarelo de fundo e um tom de cinza no topo. Anos depois, Michael adotou o vermelho Ferrari e Ralf trocou o topo para amarelo.



Bruno Senna (esquerda) homenageia o tio com uma variação da pintura clássica de Ayrton, tornando as linhas onduladas e acrescentando um topo azul. Outros pilotos, no entanto, já pegaram carona no mesmo desenho. Eddie Irvine (centro), quando corria na Fórmula 3000, usava um casco idêntico ao do brasileiro, inclusive com o patrocínio da Marlboro. Seu carro, aliás, tinha uma pintura igual à da McLaren na época. O holandês Tom Coronel (direita), por sua vez, sempre usou um desenho bastante parecido com o de Ayrton, variando apenas algumas cores.



A família Mansell também corre sob o mesmo desenho, inspirado nos cantos do Union Jack. Leo (esquerda), usa a mesma pintura do pai, acrescentando apenas um tanto de vermelho na parte da frente. O irmão mais velho, Greg (centro), fez o mesmo, substituindo o vermelho pelo azul. Já o japonês Hiroki Yoshimoto (direita), embora sem parentesco, também inspirou-se no Leão. Ele alterou o vermelho para amarelo e deixou o fundo cromado. Bizarro.



Homenagens


O italiano Michele Alboreto sempre se declarou fã de Ronnie Peterson e, por este motivo, desenhou ainda no começo da carreira um capacete aproveitando as cores da Suécia, utilizadas por seu ídolo.



Em caso parecido com o de Alboreto, Jean Alesi admirava bastante o italiano Elio de Angelis e, por isso, apropriou-se de sua pintura como forma de homenagem. Acrescentou apenas um topo azul.



Nunca li nenhuma linha sobre o assunto, mas os capacetes de Teo Fabi e Peter Revson são tão semelhantes que é impossível não acreditar que tenha sido uma homenagem do italiano ao piloto norte-americano, falecido quando Teo ainda iniciava sua carreira.



Pedro Paulo Diniz, assumidamente, inspirou-se no desenho com setas de José Carlos Pace para compôr seu próprio capacete.



Inspirações


Anthony Davidson (direita) adotou o mesmo desenho de Eddie Cheever para compôr seu capacete. Não que o norte-americano seja um ídolo seu, tratou-se apenas do aproveitamento de um desenho. Que ficou um tanto sem sentido, diga-se de passagem, visto que o capacete de Cheever é inspirado na bandeira do Arizona, seu estado natal. Apesar da falta de significado para Davidson, sua pintura ficou até mais bonita.



Olivier Pla, à direita, reaproveitou o desenho de Pedro de la Rosa. E conseguiu deixá-lo ainda pior...



Esta é apenas uma suposição capellesca. O capacete de Johnny Herbert (esquerda) sempre foi muito similar ao de Patrick Depailler, não? Apenas coincidência?



O canadense Scott Goodyear (direita), nos anos em que corria na CART, usava uma pintura muito parecida com a de Alain Prost.



E Capelli também foi inspirador! Por que não? Quem seguiu a linha foi o francês Jean-Christophe Boullion (à direita), que utilizava nos anos 90 um casco praticamente idêntico ao do italiano.

E você, lembra de mais algum?
 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger