- Felipe Massa, pole position, sobrou no treino de classificação em Cingapura. Com uma volta espetacular nos minutos finais, ficou mais de meio segundo à frente de Lewis Hamilton.
- O inglês fez um treino bastante irregular. Terceiro na primeira fase e décimo na segunda – por muito pouco não ficou de fora da fase final -, recuperou-se na superpole com uma ótima volta no último minuto, tirando a primeira posição de Felipe Massa.
- Mas o brasileiro, endiabrado, pulverizou todas as parciais e retomou a pole para si numa volta alucinante. “A stunning lap”, nas palavras de Rob Smedley pelo rádio.
- A reação de surpresa do engenheiro pode apontar para uma diferença não tão grande de combustível, o que facilmente explicaria uma performance tão arrasadora. Sobrou a Ferrari, sobrou Felipe ou faltou peso no carro? Amanhã, a resposta.
- Kimi Raikkonen, com o interruptor desligado, foi o terceiro. A largada da corrida será decisiva e as duas Ferrari podem se ajudar. Já Hamilton não poderá contar com a ajuda de seu companheiro. Heikki Kovalainen, decepcionante, sai apenas em quinto.
- Enfiada entre os líderes, em quarto, está a BMW de Robert Kubica, eficiente como sempre. Seu companheiro Nick Heidfeld é o sexto.
- Sebastian Vettel, o “puto maravilha” (como o chamam nossos amigos lusitanos), ameaçou uma grande posição de largada, mas ficou apenas em sétimo. Ainda assim, está bom demais, considerando que os outros três pilotos Red Bull ficaram bem para trás: Webber 13º, Coulthard 14º e Bourdais 17º. O garoto é realmente fenomenal.
- Kazuki Kakajima foi a agradável surpresa da classificação, entrando pela primeira vez no grupo dos 10 da superpole. Sai em décimo, uma posição atrás de seu companheiro Nico Rosberg. Aliás, desde o GP de Mônaco de 2006 não acontecia de duas Williams saírem entre os dez primeiros.
- Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, mais uma vez, caíram na primeira fase do treino. O piloto da Renault sai em 16º e o da Honda, em 18º.
- Fernando Alonso larga somente em 15º e teve praticamente um ataque de nervos ao descer do carro. A decepção é compreensível. Tinha grandes chances de largar numa ótima posição e foi vítima de uma quebra no carro antes mesmo que pudesse completar sua primeira volta rápida na segunda fase da classificação.
- Em tese, Felipe Massa tem meia corrida na mão. Se mantiver a ponta na largada, dificilmente deixará de vencer a prova. Pista estreita, ninguém deve passar ninguém. A exceção, é claro, está na variável do Safety Car. Em caso de entrada, deve embaralhar a corrida.
- O visual do circuito de Marina Bay é impressionante, com os carros passando inclusive por baixo de arquibancadas. Genial. Mas, com a iluminação do circuito de Losail na MotoGP na cabeça, achei a pista até um pouquinho escura. No Qatar, tinha-se a impressão de que era praticamente dia. Mas talvez seja apenas uma questão de regulagens de câmera.
- Reta final de campeonato empolgante. A McLaren dará o troco amanhã?
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