Spa-Francorchamps, que sedia o GP da Bélgica neste final de semana, é um dos poucos circuitos que resistiram ao tempo e à política Ecclestônica de construção de autódromos nababescos, cheios de curvas Mickey Mouse e imensas áreas de escape.
Com curvas longas e velozes, subidas e descidas originárias de uma estrada ligando as cidades de Spa e Francorchamps, o GP belga acontece num circuito com "C" maiúsculo. Como diz o chavão, uma pista que "separa os homens dos meninos". Não por acaso, onde mais gostavam de andar os gênios Clark, Senna e Schumacher, que lá acumularam 15 vitórias.
Historicamente, Spa rende grandes corridas. Seja por acidentes provocados pela chuva - presença constante -, seja pelas disputas que as características do traçado proporcionam. Para lembrar momentos importantes da história recente do circuito, selecionei alguns vídeos que ilustram por que Spa não é um lugar comum.
1995 - Michael Schumacher segura Damon Hill na chuva com slicks
1998 - Todos batem na largada
1999 - Villeneuve e Zonta "experimentam" a Eau Rouge nos treinos
2000 - Mika Hakkinen ultrapassa Michael Schumacher (a quatro voltas do fim)
2000 - Fisichella pisa na linha branca
Isso sem contar a troca de sopapos nos boxes entre Mansell e Senna em 1987, a quase repetição protagonizada por um enfurecido Schumacher sobree Coulthard em 1998 e a inesperada - mas não menos merecida - primeira vitória da Jordan no mesmo ano. Por essas e outras, garantia de emoções no domingo.
Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.
Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.