Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
7 de agosto de 2008
Pergunte ao Capelli: Campeões em atividade
Postado por Capelli às 20:35

"Capelli, qual campeonato teve maior número de campeões mundiais em atividade?" - Alejjandro F. Claro

Alejjandro, sua pergunta tem duas respostas possíveis. Se considerarmos apenas os pilotos que já tinham sido campeões à época, chegamos a três temporadas recordistas: 1966, 1968 e 1970, com cinco.

1966 - Jack Brabham, Phil Hill, Graham Hill, Jim Clark e John Surtees *
1968 - Jack Brabham, Graham Hill, Jim Clark, John Surtees e Dennis Hulme *
1970 - Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees, Dennis Hulme e Jackie Stewart

Porém, cabem alguns asteriscos. Phil Hill não disputou toda a temporada de 1966. O norte-americano já tinha encerrado sua participação na F1 em 1964, mas tentou retornar para duas corridas esporádicas, em Mônaco e em Monza. Não conseguiu largar em nenhuma delas.

Já o ano de 1968 não teve cinco campeões por todo o tempo, já que Jim Clark morreu em abril, num acidente de F2 em Hockenheim, tendo disputado apenas o GP de abertura daquele campeonato, na África do Sul. Assim, porreta mesmo foi o campeonato de 1970, o qual cinco campeões disputaram assiduamente.

A segunda resposta possível para a sua pergunta é considerar o número de campeões na pista numa determinada temporada, independente deles já terem conquistado seu primeiro título ou não. Nessa estatística, sete temporadas empatam, com oito campeões - ou futuros - em atividade cada.

1966 - Jack Brabham, Phil Hill, Graham Hill, Jim Clark, John Surtees, Dennis Hulme, Jackie Stewart e Jochen Rindt
1968 - Jack Brabham, Graham Hill, Jim Clark, John Surtees, Dennis Hulme, Jackie Stewart, Jochen Rindt e Mario Andretti
1970 - Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees, Dennis Hulme, Jackie Stewart, Jochen Rindt, Mario Andretti e Emerson Fittipaldi
1972 - Graham Hill, John Surtees, Dennis Hulme, Jackie Stewart, Mario Andretti, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda e Jody Scheckter
1978 - Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Nelson Piquet e Keke Rosberg
1979 - Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Nelson Piquet e Keke Rosberg
1980 - Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Nelson Piquet, Keke Rosberg, Alain Prost e Nigel Mansell

E as temporadas com menos campeões, você deve estar se perguntando?

Foram duas: 1950 e 1959. A primeira, por motivos óbvios: como era o primeiro campeonato da história, ninguém havia ainda sido campeão. Já o ano de 1959 foi atípico. Juan Manuel Fangio havia se aposentado no começo da temporada anterior, deixando 9 as 11 corridas de 1958 sem nenhum campeão na pista. Na última corrida daquela temporada, Mike Hawthorn garantiu o título mundial e anunciou sua aposentadoria. Menos de dois meses depois, morreu em acidente numa estrada. E a temporada de 1959 aconteceu, do início ao fim, sem um campeão nas pistas.

Situação parecida ocorreu também em 1994. Com a morte de Ayrton Senna no GP de San Marino, não restou nenhum campeão do mundo em atividade e a temporada assim prosseguiria até o fim, não fosse o convite de Bernie Ecclestone para que Nigel Mansell participasse de quatro corridas durante o ano.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger