Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
3 de agosto de 2008
GP da Hungria costuma ser cruel
Postado por Capelli às 11:26

A desolação de Felipe Massa, saindo de sua Ferrari com motor quebrado a três voltas do fim e deixando para trás uma vitória certa, não chega a ser algo anormal em Hungaroring. Pelo menos em outras três circunstâncias, pilotos deixaram o GP da Hungria com o sabor amargo da decepção.

Em 1987, segunda corrida disputada no país, o inglês Nigel Mansell foi absolutamente dominante com sua Williams. Liderava desde a largada e tinha mais de 15s de vantagem sobre seu companheiro Nelson Piquet. Até que, faltando seis voltas para o fim, uma porca que prendia a roda traseira esquerda de seu carro se soltou. O carro ficou completamente desequilibrado e o Leão nem conseguiu voltar aos boxes. Desolado, parou sentado à beira do caminho. Piquet venceu e terminou o ano como campeão.

Dez anos depois, Damon Hill, então campeão do mundo e bastante contestado como piloto, corria em Hungaroring com uma Arrows. Surpreendentemente, obteve um terceiro posto no grid. Na largada, ultrapassou Jacques Villeneuve e ficou acompanhando de perto a Ferrari de Michael Schumacher. Na décima volta, deu o bote e ultrapassou o alemão, assumindo a ponta. Ninguém conseguia acreditar: uma Arrows - com Hill ao volante! - estava na liderança, superando as favoritas Ferrari e Williams. E assim se seguiu até o final da corrida, com Hill chegando a ter mais de 30 segundos de vantagem na ponta. Porém, a três voltas da bandeira quadriculada, uma pane hidráulica comprometeu seu acelerador. Hill mal conseguia trocar marchas e, em certos momentos, o carro quase parava. Villeneuve começou a descontar a diferença e, na última volta, ultrapassou o piloto inglês. Damon, pelo menos, chegou em segundo - melhor resultado dos 24 anos de história da Arrows -, mas perdeu uma vitória histórica.

O circuito de Hungaroring também foi particularmente cruel com outro brasileiro: Rubens Barrichello. Em 1995, com uma Jordan, Rubens fazia uma corrida sensacional, saído de 14º, e tinha um terceiro lugar garantido até a última curva. Porém, seu motor parou de funcionar na entrada da reta de chegada. Sorte de Gerhard Berger, que herdou um inesperado pódio, seu último na Ferrari.

Anos depois, Barrichello contaria que seu motor Peugeot, que quebrava muito, possuía um dispositivo para evitar aquela fumaceira tradicional de quando um propulsor quebra. A fábrica francesa fazia com que seu motor desligasse quando estivesse à beira da "explosão", para evitar danos à sua imagem. Assim, se o motor do brasileiro tivesse explodido, com direito a fumaça e pedaços voando, provavelmente a Jordan teria embalo suficiente para cruzar a linha de chegada em terceiro.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger