Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
16 de julho de 2008
Pergunte ao Capelli: Equipes com brasileiros
Postado por Capelli às 23:12

"Capelli, navegando no site chicanef1.com, me surgiu uma curiosidade. Quais equipes de F1 tiveram mais brasileiros como pilotos?" - Paulo Mina

Paulo, interessante a sua pergunta, pela resposta não tão óbvia que traz. Assim que li seu e-mail, a equipe que me veio direto à cabeça foi a Copersucar-Fittipaldi. Por ser brasileira, deu chances a diversos pilotos do país no final dos anos 70 e começo dos 80. Era uma aposta fácil.

Ao fazer o levantamento, confirmei a idéia inicial, mas não sem alguma surpresa. A Copersucar vence, mas empatada com a Arrows. O time inglês, que participou da Fórmula 1 entre 1978 e 2002, teve em seus cockpits cinco diferentes brazucas: Chico Serra, Christian Fittipaldi, Ricardo Rosset, Pedro Paulo Diniz e Enrique Bernoldi. Já a Fittipaldi teve como pilotos os irmãos Emerson e Wilson, além de Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro e Chico Serra.

Curioso observar que, além da Copersucar, dois outros times tiveram dois brasileiros ocupando seus dois carros simultaneamente. Primeiro foi a Benetton, que em 13 corridas entre 1990 e 1991 foi a equipe de Nelson Piquet e Roberto Moreno. Em 1995, o fato se repetiu na Forti, que colocou o mesmo Moreno ao lado de Pedro Paulo Diniz em seus cockpits.

Interessante observar que, embora tivesse dois pilotos locais, além de patrocinadores e as cores da bandeira nacional, a Forti nunca foi um time tupiniquim. Era italiano e pertencia a Guido Forti, sendo apenas co-dirigida por um brasileiro, Carlo Gancia. Na época, muito se falou em "equipe brasileira", mas não era verdade.

Segue a habitual listinha:

5 brazucas
Fittipaldi (W. Fittipaldi, E. Fittipaldi, Hoffmann, Dias Ribeiro e Serra)
Arrows (Serra, C. Fittipaldi, Rosset, Diniz e Bernoldi)

4 brazucas
Lotus (E. Fittipaldi, Moreno, Senna e Piquet)
Williams (Pace*, Piquet, Senna e Pizzonia)
Jordan (Moreno, Gugelmin, Barrichello e Zonta)

3 brazucas
Brabham (W. Fittipaldi, Pace e Piquet)
March (Dias Ribeiro, Boesel e Gugelmin)
Minardi (Moreno, C. Fittipaldi e Marques)

2 brazucas
McLaren (E. Fittipaldi e Senna)
Surtees (Bueno e Pace)
Ligier (Boesel e Diniz)
Benetton (Piquet e Moreno)
Forti (Diniz e Moreno)
Sauber (Diniz e Massa)
Ferrari (Barrichello e Massa)
Jaguar (Burti e Pizzonia)
Toyota (Da Matta e Zonta)

* José Carlos Pace correu pela Williams em 1972, quando a equipe competia como independente, utilizando chassis da March.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger