Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
25 de maio de 2008
Rapidinhas - GP de Mônaco
Postado por Capelli às 11:41

- Vitória de Lewis Hamilton, numa grande corrida, provavelmente a melhor da temporada. O inglês soube recuperar-se de um erro logo no começo da corrida, quando danificou um pneu depois de um toque no guard-rail na curva Tabac, e aproveitou-se da melhor estratégia para vencer com autoridade.

- Felipe Massa foi o piloto mais rápido na chuva, chegando a abrir impressionantes 13 segundos sobre os demais nas primeiras voltas, mas perdeu a vantagem com a entrada do Safety Car, errou quando pressionado por Robert Kubica e acabou perdendo a ponta. Mesmo assim, poderia ter vencido, não fosse o erro de estratégia da Ferrari. Encher o tanque do carro faltando mais de 40 voltas para o fim, além de deixá-lo exposto a retardatários, foi um plano muito pouco inteligente. Minha impressão foi de que a Ferrari deu Hamilton como vencido após seu pit stop fora de hora e não percebeu a grande corrida que o inglês vinha fazendo.

- A equipe italiana errou como nunca hoje. Não ter montado os pneus de Kimi Raikkonen dentro do tempo regulamentar antes da largada, erro primário, arruinou a corrida do finlandês, obrigado a um drive-trough logo nas primeiras voltas. É fato que Kimi também não colaborou, em um fim de semana completamente sem brilho e encerrado com um acidente esquisito com Adrian Sutil.

- O alemão da Force India era o grande destaque da corrida, levando o carro mais fraco da Fórmula 1 a um brilhante quarto lugar até as últimas voltas, quando foi atropelado por Raikkonen, que perdeu o controle do carro quando pisou no freio na tomada da Chicane do Porto. Deu pena do rapaz.

- Kubica também foi brilhante na corrida, levando a BMW a um merecido segundo lugar. Não intimidou-se quando pressionado por Massa depois de assumir a ponta e também não deu moleza na última relargada, nos minutos finais da corrida. Seu companheiro Heidfeld, no entanto, fez mais uma corrida apagada. O alemão não vem bem em 2008.

- Mark Webber, bom de treino e bom de chuva, marcou um bom quarto lugar com a RBR, enquanto David Coulthard bateu mais uma vez. De longe, o escocês vive a pior temporada de sua carreira.

- Rubens Barrichello, que também vem mal, hoje espantou a zica e encerrou o jejum de 22 corridas sem pontuar, chegando em sexto. Fez uma prova correta, mas nada especial. Chegou atrás da Toro Rosso de Sebastian Vettel, por exemplo, que saiu da última fila. Mas foi melhor que Button, que hoje bateu logo no começo da corrida, andou o tempo todo lá atrás e no fim ainda foi abalroado por Heikki Kovalainen.

- Apesar de oitavo, Heikki foi outro que fez uma prova ruim. Seu carro apagou na volta de apresentação e teve de largar em último, mas em uma corrida tão cheia de alternativas, um ponto foi muito pouco para quem guia uma McLaren.

- Seca pimenteira que sou, apostei ontem que Nico Rosberg poderia surpreender numa corrida com chuva. Pois logo na primeira volta o alemão bateu na traseira de Alonso, mais tarde perdeu outro bico e terminou a corrida na parede dos Esses da Piscina. Uma corrida decepcionante.

- Mas o troféu vaca louca vai para outro alemão, Timo Glock, que conseguiu errar ainda mais do que Rosberg nas 76 voltas da prova.

- Nelsinho Piquet foi outro que bateu e abandonou, mas por culpa da troca para pneus slick em momento indevido. Pelo que se pôde perceber pelo rádio, a idéia infeliz foi da equipe, que já tinha feito o mesmo com Fernando Alonso, que também saiu sambando na pista. Nelsinho, pelo menos, errou bem acompanhado.

- Alonso, por sinal, esteve irreconhecível. Rodou, bateu, escapou e ainda tentou uma ultrapassagem impossível sobre Nick Heidfeld na Loews. Acabou com sua corrida e também destruiu a do alemão, que já não vinha bem.

- Com a vitória de hoje, Hamilton espanta a fama de "só vencer quando sai da pole position". Foi a mais difícil das seis vitórias do inglês até aqui, conquistada na base da estratégia, da velocidade e da inteligência. Quase colocou a corrida a perder quando bateu na Tabac, mas a McLaren pensou rápido, modificou sua estratégia, e Lewis voltou para vencer com autoridade. Não ultrapassou ninguém na pista, é verdade. Mas é Mônaco.

- O resultado tornou o campeonato embolado e imprevisível. Raikkonen perdeu toda a vantagem que tinha e o GP do Canadá, que também pode ser favorável para a McLaren, pode mudar completamente o cenário daqui a quinze dias. Hamilton lidera com 38, Kimi é segundo com 35, Felipe tem 34 e Kubica - olho nele! -, 32.

- Seis corridas, duas vitórias para Hamilton, duas para Kimi e duas para Massa. Com apenas seis pontos separando o líder do quarto colocado, a temporada vem sendo bem mais equilibrada do que se imaginava. No campeonato passado, tido como um dos mais disputados da história, Hamilton liderava com oito pontos de vantagem para o segundo depois de seis corridas. E tinha 21 pontos para o quarto colocado.

- Apesar de ter o carro dominante da temporada, a Ferrari pode tropeçar outra vez no Canadá, corrida que normalmente também é cheia de acidentes e entradas do Safety Car e exige raciocínio rápido dos engenheiros estrategistas. Se a McLaren ganha outra com as Ferrari lá atrás, o campeonato terá um segundo semestre muito divertido.

Etiquetas: ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger