Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
18 de março de 2008
Causos da Malásia: Schumacher volta em grande estilo
Postado por Capelli às 00:37

Em 1999, a Malásia estreava como sede de uma corrida de Fórmula 1. O palco era o novíssimo e requintado autódromo de Sepang, construído por Herman Tilke, que viraria um referencial para a construção de novos autódromos a partir de então.

Era a penúltima corrida da temporada e Mika Hakkinen, Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen e David Coulthard ainda brigavam pelo título mundial, beneficiados pela ausência de Michael Schumacher, que fraturara uma perna num acidente no GP da Inglaterra. Na prática, só Hakkinen e Irvine brigavam pelo caneco, os demais tinham apenas chances matemáticas.

Apesar da disputa intensa pelo título, as principais manchetes da semana que antecedeu o GP faziam referência à volta de Schumacher. Depois de três meses parado e de ter anunciado que só retornaria no ano seguinte, o alemão quebrou recordes da pista de Fiorano, mudou de idéia e resolveu tomar parte na briga pelo campeonato. Declaradamente, o alemão anunciava que estava voltando para ser segundo piloto de Eddie Irvine e para ajudar a Ferrari a sair da fila. Ninguém acreditou que ele fosse capaz. Mas ele foi.

O retorno do então bicampeão foi assombroso. Marcou a pole position com um segundo de vantagem sobre seu companheiro, com quem dividiu a primeira fila. Na corrida, largou na frente e logo abriu boa distância, deixando claro que tinha carro suficiente para disparar na ponta e vencer com facilidade. Irvine era o segundo, e então, na quarta volta, o jogo de equipe começou. Schumacher abriu e deixou o irlandês passar. A intenção era começar a segurar as McLaren para que o companheiro pudesse abrir vantagem, mas a estratégia não deu muito certo inicialmente. David Coulthard colocou seu carro por fora na curva um e ficou com a preferência para contornar o grampo seguinte. Deu um "chega pra lá" em Schumacher e saiu na frente, merecendo gritos de "olé".


Mas a alegria do escocês não durou muito. Algumas voltas depois, antes mesmo que conseguisse ir à caça de Irvine, seu carro parou com problemas na bomba de combustível. A partir daí, Schumacher passou a fazer o que queria. Começou a rodar num ritmo bem mais lento, segurando Mika Hakkinen de forma acintosa. O alemão contornava as curvas de forma tranqüila, no traçado, impedindo uma ultrapassagem do finlandês. Em algumas voltas, o alemão chegou a rodar quatro segundos mais lento que Eddie Irvine, mantendo Hakkinen atrás de si. Quando precisava, acelerava e se mostrava o mais rápido da pista. Mas quando necessário, voltava a bloquear o adversário, deixando o finlandês visivelmente irritado.

A McLaren errou ao não ter modificado a estratégia de pit stop e o Hakkinen não teve alternativas. Passou quase a corrida inteira preso atrás de Schumacher, enquanto Irvine disparava na frente para poder fazer seus pit stops e voltar ainda em primeiro.

Ao final, vitória do irlandês, que assumia a liderança do campeonato. Feliz da vida, Irvine chegou a declarar que Schumacher não era apenas o melhor piloto do mundo, mas também o melhor número 2.


Mas a história toda não termina por aí. Mais tarde, a prova foi cercada por controvérsias. Três horas depois da cerimônia do pódio, as duas Ferrari foram desclassificadas da corrida por irregularidades na altura dos defletores laterais. Assim, a FIA declarou Mika Hakkinen bicampeão mundial.

A Ferrari recorreu e, seis dias depois, o tribunal de apelações devolveu a dobradinha à equipe. O argumento dos italianos era que a diferença na altura dos defletores estava dentro da margem de erro permitida, além do fato dos equipamentos utilizados pelos comissários na medição não serem precisos o suficiente. Ganharam.

A devolução da vitória reabriu a briga pelo campeonato e a polêmica cercou aquele final de temporada. Para o bem do esporte, Mika Hakkinen venceu o GP do Japão e faturou o bi. Assim, qualquer suspeita de influência do tapetão na decisão do título foi evitada.

Etiquetas: , , , , , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger