Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
22 de março de 2008
Causos da Malásia: a primeira do Homem de Gelo
Postado por Capelli às 13:14

O GP da Malásia era a segunda etapa do campeonato de 2003 da Fórmula 1. A categoria vivia um momento atribulado, com as equipes ainda tentando entender o novo sistema de classificação. Desde a corrida anterior, na Austrália, os pilotos precisavam participar do treino que define o grid de largada já com o combustível para a corrida. A novidade gerou maiores possibilidades em termos de estratégia e ainda não havia ficado claro para ninguém qual a melhor opção. Valia a pena sair leve, largar na pole, disparar na frente e parar cedo nos boxes? Ou era melhor ser mais conservador, largar atrás com mais combustível e fazer as paradas de box no melhor momento?

A Ferrari demorou para entender o novo regulamento e não começou bem aquela temporada, depois de um ano dominante em 2002. Na Austrália, Michael Schumacher e Rubens Barrichello saíram leves e formaram a primeira fila, mas tiveram uma corrida problemática. O brasileiro rodou logo no começo e abandonou, enquanto o alemão se viu em apuros com pneus intermediários numa pista que insistia em secar. A estratégia de três paradas não rendeu frutos e o então pentacampeão do mundo chegou num modesto quarto lugar. A vitória ficou com o pouco cotado David Coulthard, que havia saído em 11º e que ainda corria com uma McLaren do ano anterior adaptada ao novo regulamento.

A primeira grande surpresa do regulamento de classificação veio a ocorrer na Malásia. Fernando Alonso, apenas em sua segunda corrida pela Renault, marcou a pole position, tornando-se o piloto mais jovem da história a sair na posição de honra, um recorde que dura até hoje. Jarno Trulli, seu companheiro de equipe, compartilhava da mesma estratégia de largar leve e, assim, conseguiu o segundo lugar do grid, formando uma primeira fila azul e amarela. Schumacher sairia em terceiro, seguido por Coulthard, Barrichello, Nick Heidfeld e Kimi Raikkonen.


Na largada, Alonso mantém a ponta e Schumacher força para ganhar a segunda posição de Trulli. Força tanto que acaba jogando o italiano para fora da pista. Por causa do toque, o alemão caiu para o 14º posto. Não bastasse o começo ruim, outro castigo veio rápido para Schumacher. A direção de prova o julgou culpado pelo acidente na segunda curva e o obrigou a pagar um drive-through. O alemão passava a ser carta fora do baralho na briga pela vitória.

Beneficiados pelo acidente à frente, Coulthard assumia a segunda posição, Heidfeld a terceira e Raikkonen, a quarta. Logo na terceira volta, o motor Mercedes de Coulthard apagou e o escocês abandonou a prova. Mas nem todas as notícias eram ruins para a McLaren. Na mesma passagem, Kimi Raikkonen ultrapassou a Sauber de seu ex-companheiro Heidfeld e assumiu a segunda posição. Neste momento, o finlandês passava a ser o favorito para a vitória. Todos sabiam que Alonso tinha pouco combustível e não tardaria a parar nos boxes, fazendo de Raikkonen o virtual líder do Grande Prêmio.

Não deu outra. Com 13 voltas, a Renault chamava Alonso para reabastecer e Kimi assumia a liderança de uma corrida pela terceira vez na carreira. A briga pela ponta ficava restrita ao finlandês e a Rubens Barrichello, que havia caído para sexto com a confusão da largada e vinha galgando posições. Kimi, contudo, conseguiu controlar a diferença para a Ferrari, nunca a deixando baixar da casa dos 14 segundos, podendo fazer seus pit stops e voltar bem posicionado com relativa facilidade.

Controlando a diferença com uma pouco usual tranqüilidade para quem rumava para sua primeira vitória, Raikkonen fez uma corrida perfeita. Bem diferente do GP da França do ano anterior, quando teve a vitória em mãos e deixou escapar a cinco voltas do fim, quando perdeu o ponto de freada na curva Adelaide e entregou de bandeja o primeiro lugar para Michael Schumacher.

Completadas as 56 voltas, Kimi cruzava a linha de chegada em primeiro, com quase 40 segundos de vantagem sobre Rubens Barrichello, o segundo. A estratégia da Renault, embora claramente não fosse capaz de brigar pela vitória, deu certo e premiou Fernando Alonso com o terceiro lugar. A formação do pódio, aliás, continha alguns recordes. Alonso tornava-se o primeiro espanhol da história a chegar entre os três primeiros, assim como era o piloto mais jovem a obter o mesmo feito. E a idade dos participantes formava o pódio mais juvenil da história até então, com média de 25 anos, 3 meses e 17 dias. Era uma nova geração se impondo.


Na cerimônia de premiação, Kimi apresentava uma alegria contida, com econômicos sorrisos. Nem parecia sua primeira vitória, tal a postura de veterano que comemora a trigésima vitória. O mundo estava começando a conhecer o Homem de Gelo.

Etiquetas: , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger