Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
17 de janeiro de 2008
Entendendo o retorno de Alonso
Postado por Capelli às 12:28

Os testes desta semana em Jerez terminaram ontem e Fernando Alonso, retornando à Renault, ficou com o melhor tempo dos três dias: 1min19s50. O bicampeão foi aos microfones dizer que o resultado foi encorajador, que está feliz, etc etc. Mas, na prática, Alonso sabe o que este tempo significa: absolutamente nada.

Enquanto Ferrari e McLaren testavam seus novos modelos, visivelmente buscando confiabilidade (cada equipe simulou cerca de 7 GPs nestes três dias), a Renault, com carro velho, tinha como objetivo basicamente a adaptação de Fernando Alonso. O espanhol rodou pouco mais de 2 GPs completos no período e, no final da primeira sessão, saiu para buscar tempo. E conseguiu.

Ninguém gosta de ficar atrás na F1 e é praxe nestes testes de inverno que, no final do dia, os pilotos coloquem pneus macios, pouco combustível e saiam a buscar o limite do carro. E entenda-se limite como limite mesmo, estando o carro dotado de recursos muitas vezes fora do regulamento, apenas com o intuito de ver o quão rápido ele pode ser e, é claro, gerar algumas manchetes positivas.

E não há muitas dúvidas de que o objetivo da Renault foi exatamente este. A volta de Alonso por si só já é notícia. E uma volta com um grande tempo vira manchetes. Para um time que passou um ano inteiro na obscuridade, um retorno triunfal de um campeão motiva a equipe, satisfaz os patrocinadores e deixa a torcida feliz. Mas nada além disso. Fico com a opinião de Lewis Hamilton, que quando perguntado sobre o temporal de seu ex-companheiro de equipe, respondeu:

“Era com o carro antigo? Que bom para eles...”
É sabido que o espanhol, melhor piloto da atualidade, tira alguns décimos de segundo de qualquer carro. Mas também não é milagreiro. Não foi em um único teste que ele conseguiu transformar um carro fraco como o R27 no mais rápido da pista. Semana que vem, em Valencia, a Renault começa os testes com o novo modelo e é só então que o trabalho vai realmente começar e será possível ter alguma noção do que o espanhol será capaz em 2008. Por enquanto, tudo não passou de pirotecnia.

Etiquetas: , , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger