Depois de fazer o "Do Baú" da primeira pintura da BAR, lembrei do primeiro carro oficial da equipe, que foi apresentado no começo de 1999 com dois layouts totalmente distintos.
A intenção era fazer com que Ricardo Zonta corresse com o carro azul, com patrocínio dos cigarros 555, enquanto que Jacques Villeneuve correria com o branco e vermelho da Lucky Strike. Foi uma idéia um tanto original da British American Tobacco, dona da equipe, para divulgar simultaneamente duas de suas marcas. Mas a FIA interveio e proibiu a idéia, introduzindo uma norma de última hora que passou a obrigar todas as equipes de Fórmula 1 a correrem com pinturas idênticas em seus dois carros.
A solução encontrada foi salomônica: "repartam o carro ao meio". E assim foi feito. O BAR 01 disputou toda a temporada de 1999 com a pintura estranha abaixo, com rara ausência de simetria bilateral.
O leitor Wagner Brandt me ajudou a lembrar que a BAR volta e meia fazia maluquices gráficas. Em seu blog, ele fez uma compilação das pinturas que a equipe fez em seu terceiro carro durante etapas da temporada de 2004. Muito bacana.Etiquetas: BAR, Curiosidades, Do Baú, História, Jacques Villeneuve, Ricardo Zonta |