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31 de março de 2007
Balanço: a anatomia de uma farsa
Postado por Capelli às 18:25
Este é o último post que faço a respeito da entrevista de Osamu Goto, apenas para servir como um ponto final no assunto. Mais comentários, apenas se fatos novos surgirem, como alguma prova incontestável da existência ou não da entrevista.

A imagem que foi divulgada trata-se obviamente de uma fraude. Ainda que não existam provas defintivas, muito pedidas por alguns (queriam o que? uma foto de alguém com o word aberto digitando o texto?), o grande volume de indícios é mais do que suficiente para caracterizar a fraude.

Agora, encerrando o assunto, um balanço minucioso dos principais aspectos que caracterizam toda a mentira. Existem ainda diversos aspectos técnicos que poderiam ser abordados, como a URL de onde o print foi alegadamente realizado, os softwares utilizados para a exibição da notícia, mas nem sequer entrarei nesta seara. Primeiro, por ser técnica demais e, em segundo, por não julgar tão importante. A própria apresentação da reportagem em si já se revela como fraude, sem haver necessidade de fazer questionamentos sobre o autor e sobre o modo como foi obtida.


1. As imagens utilizadas

A foto de Osamu Goto que ilustra a reportagem, - aliás, não é nada comum para uma revista ilustrar uma entrevista apenas com uma 3x4 produzida para divulgação – está publicada na Internet, link aqui. Ela possui, inclusive, as mesmas proporções de corte.

A imagem da Spirit, como já citado, está no site RealHondaF1. Trata-se da mesma foto publicada no site, com o seguinte agravante: ela aparece na “Autosprint” com o selo do site impresso nela. Curioso, não?

Mais curioso ainda se consultarmos na Internic e chegarmos à conclusão de que o domínio só foi criado em 2005. O próprio logo do site é inspirado no logo da equipe Honda. Logo que só foi inventado em fins de 2005. Como a Autosprint teria esta imagem em 2000? Impossível. Assim como seria impossível que eles publicassem uma foto exatamente com as dimensões de corte de uma publicada na Internet, com o selo do site. Nenhum editor permitiria isto.

Alguns leitores me informaram que o site pode existir desde 1999, já que lá existe um wallpaper do carro deste ano. Ora pelotas, é só ter um pouco de boa vontade para ver que este wallpaper foi publicado em 7 de janeiro de 2006!


2. Os erros conceituais

Jornalisticamente falando, uma entrevista jamais começa sem uma introdução. O jornalista começa falando sobre o entrevistado, explicando quem é, o que faz, o que fez. Qual o assunto da entrevista, quando e onde ela foi feita e a introdução de seus pontos mais importantes.

O print apresentado começa com o texto direto e reto, sem sequer citar apresentar na primeira pergunta o nome do entrevistado. Já começa com “AS/OG”.

Um texto assim jamais seria publicado numa revista como a Autosprint.

Também é notável a falta de aspas nos "olhos", que é como chamamos os trechos em destaque que aparecem no meio da entrevista em fonte maior, para chamar a atenção. Nunca se coloca uma declaração nessa circunstância sem ser entre aspas, em qualquer linguagem ocidental.

3. Os erros históricos

O que diz a entrevista: Na segunda coluna, segunda resposta, Goto diz que a Spirit fez um trabalho de pré-temporada em 1983 com Emerson Fittipaldi, que deu imensas contribuições ao desenvolvimento dos motores Honda.

O que aconteceu: Emerson Fittipaldi testou mesmo um Spirit. Mas em 1984, com motor Hart. A Spirit não fez pré-temporada com a Honda no inverno europeu de 1983, sendo que nesta época o time mal existia. A Spirit só estreou na F1 no meio da temporada de 1983, no GP da Inglaterra. Como Osamu Goto poderia lembrar-se das grandes contribuições de Emerson à Honda, se o brasileiro nunca sentou num carro de F1 equipado com tais motores?


4. Os erros de idioma e ortografia

Uma das principais publicações mundiais, como a Autosprint, jamais vai às bancas com erros ortográficos. Vez e outra, até podem acontecer, mas nunca erros tão básicos e neste volume, e em apenas duas páginas.

Roseberg, Rosemberg, Rosebud? - Na terceira coluna, penúltima pergunta, o nome de Keke Rosberg aparece escrito como “Roseberg”.

Commmmmminciare - O verbo “cominciare” (começar) aparece sempre escrito como “comminciare”, com dois “emes”.

Muratore? - Na quarta coluna, última pergunta, o repórter fala que a Williams conquistou o “titolo mondiale di muratori”. “Muratore”, em italiano, significa “construtor”. Porém, na acepção de “pedreiro”, “empreiteiro”. Ninguém na Itália chama um construtor de carros de “muratore”, mas sim de “construtore”. O termo correto seria “titolo di construtori”. Este tipo de confusão normalmente ocorre quando não se conhece um idioma. Um repórter da Autosprint jamais confundiria uma equipe com uma empreiteira.

Corridore? - Durante toda a entrevista, tanto o repórter quanto Goto tratam pilotos pelo termo “corridore”. Embora não esteja propriamente errado, este termo não é utilizado. Quando se quer falar “piloto” em italiano, diz-se “pilota”. A palavra “corridore” poderia aparecer eventualmente, para evitar repetição de termos. Porém, durante todo o texto, somente ela é utilizada. É como se, numa matéria em português, um piloto fosse o tempo todo chamado de “corredor”, sem que a palavra “piloto” aparecesse. Estranho, não?

Quello anno? - Na quarta coluna, quando fala sobre o contrato de Keke Rosberg, Goto diz que o contrato do finlandês terminava “in quello anno”. Em italiano, não se costuma escrever desta forma, mas sim “quell’anno”. Um texto de revista não cometeria um erro assim.

Tradutor automático? – Na quinta coluna, terceira resposta, aparece a seguinte frase que, por sinal, começa com letra minúscula, em mais um erro de ortografia.

“abbiamo meso questo come uma condizione per dare proseguimento com il compagno do gioco/partner.”

Quem tentou traduzir para o italiano quis utilizar o passado composto. Mas o particípio do verbo “mettere” (colocar – palavra utilizada na versão em português da entrevista), é “messo”, não “meso”. O correto, então, seria “Abbiamo messo questo...” Mas o desavisado, ainda por cima, não conseguiu traduzir o termo “parceria”. E acabou deixando ali as duas opções que normalmente são dadas por tradutores automáticos: “compagno do gioco/partner”. Pior do que isso: não existe “compagno do gioco”, é um erro de gênero. O correto é “compagno di gioco”, para designar “colega, companheiro de equipe”.

Repetição de termos – O vocabulário da matéria, como um todo, é muito pobre. Termos se repetem o tempo todo, como se faltasse ao redator vocabulário para redigir. Isto seria inadmissível num jornalista. Termos, como “corridore”, são repetidos à exaustão, sem qualquer sinônimo para tornar o texto mais leve e agradável. Um texto feito por alguém que não domina a língua completamente é que normalmente apresenta tais vícios.


Dados tantos pontos questionáveis, torna-se nítida a sensação de que o print foi fraudado, alguém buscou fotos na Internet para ilustrar e pegou a entrevista "original" em português e tentou traduzir para o italiano. Pena que não foi bem sucedido na tarefa, dados os tantos e volumosos erros apontados. Poderia ter encontrado mais, fosse meu italiano mais fluente. Infelizmente ele serve apenas para ouvir e ler, mas estou estudando ainda.

Se alguém clamar para si a autoria da imagem e quiser defender todos os pontos apontados, declarando e assinando a veracidade, o canal está aberto. O problema é arranjar uma justificativa plausível para tudo.

E, fechando, deixo muito claro que a intenção aqui não é julgar nem acusar ninguém. A intenção apenas é provar que a imagem é falsa. Depois, é cada um com sua consciência.

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A palavra de quem estava lá
Postado por Capelli às 14:15
Como forma a tentar encerrar esta polêmica toda, farei apenas mais dois posts sobre o assunto da entrevista de Osamu Goto.

O primeiro é este, um comentário feito por Luiz Alberto Pandini, jornalista do GP Total, a respeito da polêmica entrevista de Osamu Goto e do GP do Brasil de 1991. Panda estava em Interlagos naquele ano, cobrindo o GP do Brasil para o Jornal da Tarde, e emite uma opinião definitiva a respeito do assunto.

Com a palavra, el Panda!

"Capelli e demais amigos: me desculpem, mas essa "polêmica" sobre se Senna tinha ou não apenas a sexta marcha em Interlagos/91 é coisa de fã desocupado que deseja fazer onda com café requentado.

Cobri aquele GP para o Jornal da Tarde (minha primeira cobertura de F1) e afirmo categoricamente: na época, não houve NENHUMA dúvida de que Senna realmente fez as últimas voltas somente com a sexta. As imagens on-board foram ao ar ao vivo. Comentaristas como Edgard Mello Filho, no Brasil, e Patrick Tambay, na França, imediatamente perceberam que Senna não trocava de marcha e chamaram a atenção dos ouvintes/telespectadores para o fato de o brasileiro ter problemas no câmbio.

Apenas para registro, um fato ocorrido no dia seguinte ao GP. Debochado, Nelson Piquet deu a seguinte declaração ao jornalista Castilho de Andrade durante a inauguração da fábrica da Benetton em Curitiba: "Essa história é cascata. Ele 'apagou' fisicamente".

A frase foi manchete do Jornal da Tarde da terça-feira seguinte ao GP. Quem conhece Piquet sabe que ele soltou aquilo de maneira inconseqüente, como fazia com a "rádio box". Não era nem podia ser tomado como análise séria. O JT vendeu horrores naquele dia, mas não havia qualquer dado que sustentasse a "teoria" de Piquet.

O assunto acabou: durante mais de dez anos, foi ponto pacífico que Senna ganhou o GP do Brasil de 1991 com o câmbio em sexta nas últimas voltas. É por isso que fico pasmo quando alguém, ou muito desinformado ou ansioso para fazer o ídolo morto voltar a ser assunto, resolve criar uma FALSA polêmica sobre esse assunto.

Quanto ao link postado pelo Capelli, ele realmente leva a algo que não tem nada a ver com a Auto Sprint de qualquer tempo. Aquilo é primário. Tenho quase certeza de que, quando Capelli receber a revista, não vai encontrar entrevista alguma.

Aos que não me conhecem: sempre assumi no GPtotal que prefiro Piquet a Senna. Algumas pessoas me odeiam por causa disso. Mas a veracidade dos fatos está acima das preferências pessoais. Abraços. (LAP)"

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Galeria: 31 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 13:33

1956 - Nasce Kevin Cogan


1996 - Damon Hill vence o GP do Brasil


2002 - Michael Schumacher vence o GP do Brasil

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30 de março de 2007
Galeria: 30 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 03:16

1961 - Nasce Mike Thackwell


1974 - Niki Lauda larga na pole position pela primeira vez (GP da África do Sul)


1974 - Carlos Reutemann conquista sua primeira vitória (GP da África do Sul)


1980 - Nelson Piquet larga na pole position pela primeira vez e conquista sua primeira vitória (GP de Long Beach)


1997 - Jacques Villeneuve vence o GP do Brasil

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29 de março de 2007
Até onde vai a estupidez humana
Postado por Capelli às 12:50
Lembram daquele post sobre o feito de Senna em Interlagos em 1991? Lembram que sugeri que uma tal entrevista com Osamu Goto para a Autosprint em 2000, que detratava Senna e exaltava Piquet, se tratava de uma farsa?

Pois bem. Alguém resolveu fazer a entrevista "aparecer". Vejam aqui. Mas notem como existem pontos muito estranhos a serem observados.

1) A diagramação da Autosprint nunca foi assim. Quem montou isso, nitidamente, não tem noções de diagramação profissional.

2) As fontes são todas de web: texto em Trebuchet MS, legendas das imagens em Times New Roman.

3) O texto justificado está cheio de "caminhos de rato", o que jamais seria admitido numa revista.

4) O italiano é ruim. Quem fala italiano nota na hora que houve uma tradução mal-feita com origem no português, com expressões que não fariam sentido se tivessem sido escritas por um italiano para italianos lerem. O termo "piloto" é escrito como "corridore", enquanto que a palavra mais utilizada na terra da bota é "pilota".

5) A foto da Williams de Piquet é um scan que circula na Internet desde os anos 90 e está no Forix.

6) E a maior de todas as evidências de fraude. A foto da Spirit Honda possui o selo do site RealHondaF1. Como a Autosprint teria este selo em 2000? O site nem existia e este logo é claramente inspirado no da Honda Racing F1, que só foi inventado em fins de 2005, quando a Honda assumiu a BAR. Mais: a foto em questão está aqui, com selo e tudo.

Há quem diga que não é um scan, mas sim um print da edição eletrônica da revista. Mas o site da Autosprint não possui versão eletrônica das edições de 2000. E, ainda que possuísse, todas elas seguem exatamente o padrão visual da revista impressa. Quem tem acesso, sabe. E jamais teriam imagens extraídas de sites não oficiais de admiradores da Honda.

Enfim... repito o que disse anteriormente. Me impressiona que pessoas gastem seu tempo de vida inventando coisas para prejudicar a imagem de outras. Isso só se traduz em uma palavra, na minha concepção: estupidez.

Continuo com minha opinião de que esta entrevista não existe, este falso scan só a reforça. E estou muito perto de obter a Autosprint nº 37 de 2000 para esclarecer de vez esta situação.

Aguardemmmmm...

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Galeria: 29 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 09:04

1961 - Nasce Gary Brabham


1974 - Nasce Marc Gené


1981 - Carlos Reutemann vence o GP do Brasil


1998 - Mika Hakkinen vence o GP do Brasil

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28 de março de 2007
A visível e indelével marca nos pneus
Postado por Capelli às 12:13
Finalmente a Bridgestone está resolvendo o problema da exigência da FIA de produzir uma marca visível nos pneus mais macios. Alex Wurz testou ontem em Sepang um pneu com duas marcas: uma bola vermelha na lateral e um friso branco dentro do sulco externo.



A bolinha vermelha, como se pode perceber na imagem 1, é visível, embora ainda não seja de tão fácil distinção. Se o carro não for mostrado de lado, talvez não se perceba. Mas, de longe, é um avanço com relação ao ridículo círculo branco da Austrália.

Já o friso branco é muito nítido, como se vê na imagem 2. E, mesmo com o pneu desgastado (imagem 3), continua aparecendo, embora mais estreito.

Ao que parece, a faixa branca é a melhor opção. Conhecendo as figuras da Fórmula 1 como conhecemos, é bem possível que optem pela vermelha. Para que facilitar?

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Galeria: 28 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 09:08

1952 - Nasce Tony Brise


1976 - Clay Regazzoni vence o GP de Long Beach


1993 - Ayrton Senna vence o GP do Brasil

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27 de março de 2007
Charge do Capelli: RBR? STR? Que nada!...
Postado por Capelli às 12:32


Porque quem contrata Coulthard, Webber, Liuzzi e Speed não pode ser inteligente.

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Galeria: 27 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 08:30

1965 - Nasce Gregor Foitek


1971 - Nasce David Coulthard


1983 - Patrick Tambay larga pela primeira vez na pole position (GP de Long Beach)


1983 - John Watson conquista sua última vitória (GP de Long Beach)


1994 - Michael Schumacher vence o GP do Brasil

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26 de março de 2007
Um Senna cromado
Postado por Capelli às 23:55
O parceiríssimo Alexander Grünwald mandou essa. Um site argentino que vende réplicas de capacetes de pilotos. Pelo que entendi, não são oficiais, mas muito bem feitas.

E eis que os hermanos bolaram este capacete "comemorativo" aos dez anos da morte de Ayrton Senna, em 2004.



Comemorativo à morte? É muito estranho ver isso em textos estrangeiros. Embora não tenhamos o costume de utilizar este termo quando falamos de coisas negativas, os gringos não estão, em sua essência, errados.

Comemorar significa "co-memorar". Ou seja, memorar, relembrar em conjunto. O capacete é, sim, comemorativo aos 10 anos da morte de Senna. Mas, assim como o termo usado, é esquisito.

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Escassez
Postado por Capelli às 12:57
Vocês já devem ter raparado que o volume de posts diminuiu nos últimos dias. Mas tenho um bom motivo. Estou trabalhando em uma brincadeira que será divulgada ainda esta semana. Dá um trabalhinho para fazer, mas será divertido para todos.

Aguardemmmmmmm...
 
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Galeria: 26 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 08:46

1941 - Nasce Lella Lombardi


1952 - Nasce Didier Pironi


1958 - Nasce Elio de Angelis


1964 - Nasce Martin Donnelly


1989 - Nigel Mansell vence o GP do Brasil


1995 - Michael Schumacher vence o GP do Brasil


2000 - Michael Schumacher vence o GP do Brasil

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25 de março de 2007
Galeria: 25 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 14:38

1938 - Nasce Fritz d'Orey


1984 - Ayrton Senna estréia na Fórmula 1 (GP do Brasil)


1984 - Alain Prost vence o GP do Brasil


1990 - Alain Prost vence o GP do Brasil

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24 de março de 2007
Falando em vídeos...
Postado por Capelli às 11:04
Está acabando a festa. Esta semana percebi que alguns dos meus vídeos preferidos sobre automobilismo no Youtube, principalmente os mais antigos, foram removidos por infração de copyright.

A FOM deve estar marcando o Youtube de perto. Uma pena.

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Comercial da Shell
Postado por Capelli às 11:02
Robson Moraes manda esta dica. Um comercial da Shell, com diversos modelos da Ferrari andando pelas ruas de diversas cidades do mundo. Uma obra-prima.

É preciso o Quick Time para poder ver.

http://www.partizan.com/partizan/media/clips/729.mov

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Galeria: 24 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 10:59

1991 - Ayrton Senna vence o GP do Brasil

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23 de março de 2007
O Samurai Trulli
Postado por Capelli às 12:29
Essa é do blogueiro Peter Landsberg. O desenho do Trulli samurai, que o italiano utilizou no topo de seu casco nas primeiras provas de 2006, também estava presente na parte de trás do bizarro capacete comemorativo do GP do Japão de 2005.

Ei-lo.



Credo!

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Galeria: 23 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 00:19

1976 - Nasce Ricardo Zonta


1981 - Morre Mike Hailwood


1986 - Nelson Piquet e Ayrton Senna fazem dobradinha no GP do Brasil


2003 - Fernando Alonso larga na pole pela primeira vez e conquista seu primeiro pódio (GP da Malásia)


2003 - Kimi Raikkonen conquista sua primeira vitória (GP da Malásia)

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22 de março de 2007
Galeria: 22 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 00:26

1974 - Acidente em Kyalami mata Peter Revson


1992 - Nigel Mansell vence o GP do México


1992 - Michael Schumacher sobe ao pódio pela primeira vez (GP do México)

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21 de março de 2007
Capacetes: Evolução (?) Trulli
Postado por Capelli às 23:52
Atendendo a numerosos pedidos e cumprindo promessa já aqui feita, publico abaixo a evolução da pintura do capacete de Jarno Trulli, com comentários.

De longe, é o piloto de Fórmula 1 que mais modelos diferentes já utilizou, sejam eles comemorativos ou não.



1) 1997-1999: Capacete original do piloto italiano, com o qual estreou na Fórmula 1 pela Minardi em 1997 e disputou as duas temporadas seguintes pela Prost.

2) 2000-2001: Pintura utilizada durante as duas temporadas dele na Jordan. Repare que foi adicionada a ela apenas a coroa amarela dos cigarros Benson & Hedges.

3) 2001 (1): Durante o GP dos EUA de 2001, Trulli utiliza este desenho "comemorativo", homenageando o público norte-americano, dias após os atentados de 11 de setembro.

4) 2002-2003: De mudança para a Renault, o italiano muda os tons da pintura. O vermelho e o verde ficam mais cítricos. A coroa azul celeste da Mild Seven é incorporada à pintura.

5) 2003 (1): No GP da França, acontece a estréia dos modelos prateados. Este primeiro não era cromado, sendo uma pintura prata lisa, apenas com a coroa azul aplicada.

6) 2003 (2): Na corrida seguinte, na Inglaterra, Trulli muda para o modelo cromado. Inicialmente, sem pintura alguma. Apenas um casco cromado de coroa azul.

7) 2004 (1): O italiano começa a temporada de 2004 com o mesmo casco cromado, mas agora com os contornos da pintura original marcados em preto.

8) 2004 (2): Demitido por Briatore e contratado pela Toyota, Trulli muda o topo para vermelho e a coroa para branco. Este casco estreou no GP do Japão e foi utilizado em duas provas.

9) 2005-2006: No GP da Austrália, estréia o modelo sem coroa e com as pinceladas vermelhas características da Toyota no topo. Este foi, durante os anos de 2005 e 2006, o desenho-padrão.

10)2005 (1): Pintura comemorativa utilizada no GP de San Marino, com as cores da bandeira italiana.

11)2005 (2): Bizarro desenho exibido no GP do Japão. Cheio de flores e com um sol nascente ao fundo, foi a coisa mais grotesca já vista nos últimos tempos.

12)2006 (1): Muito parecido com o modelo-padrão, este casco se diferencia pelo topo, que pouco aparece na fotografia. Trata-se de um desenho ao estilo mangá de Jarno Trulli, de chuquinha, posando de samurai. Apareceu nas primeiras provas de 2006. Pensando bem, é bom que não dê para ver.

13)2006 (2): Desenho alusivo ao GP de San Marino, com as cores da Itália. Nesta, o "J" e o "T" estilizados se destacam, em branco.

14)2006 (3): Pintura em comemoração ao tetracampeonato mundial de futebol conquistado pela Itália. Com as cores da azzurra, da bandeira, e com a Copa do Mundo no topo.

15)2007: Capacete que estreou esta semana, no GP da Austrália. Possui a base crua de fibra de carbono, apenas com o desenho tradicional cromado. Um pouco melhor, mas também de gosto discutível. Como todos os demais.

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Galeria: 21 de março no automobilismo
Postado por Capelli às 08:31

1960 - Nasce Ayrton Senna


1982 - Alain Prost vence o GP do Brasil


2004 - Michael Schumacher vence o GP da Malásia

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20 de março de 2007
A marquinha que todo mundo vê
Postado por Capelli às 19:49

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Charge do Capelli: Uma estréia muito esquisita
Postado por Capelli às 17:58

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