Não posso negar que a confirmação de Alonso e Nelsinho Piquet na Renault teve ares de anti-clímax. Depois que a equipe anunciou ontem que lançaria seu novo carro na Espanha, ficou nítido que a confirmação de Alonso era apenas uma questão de tempo. E demorou até menos do que o imaginado.
Embora com todos os caminhos apontando para a Renault, confesso que esperava mais do bicampeão mundial. Acreditei que ele tivesse o anseio de fazer algo diferente, de conseguir o impossível, de construir um time, liderá-lo rumo à sua maior conquista. Mas Fernando não quis. Optou pelo óbvio, retornou à sua zona de conforto e agora vai tentar fazer mais do mesmo. Ganhar com a Renault e com Briatore novamente. Puxa, que emocionante!
Não que a tarefa não vá ser árdua. O time francês perdeu muito terreno em 2007, fazendo a pior temporada de um time recém-campeão desde 1979. Mas o retorno para casa depois dos problemas na McLaren só deixaram claro que Alonso está acomodado e quer garantir a vitória sem muito esforço.
Justamente por isso, Nelsinho Piquet precisa abrir o olho. A sua estréia na Fórmula 1 é uma ótima notícia, mas as circunstâncias em que ela acontece, não. Depois de sofrer poucas e boas com Lewis Hamilton na McLaren, o espanhol certamente cercou-se de todas as garantias possíveis de que o brasileiro não irá lhe causar problemas.
Segundão assumido? No ano de estréia, tudo bem. Mas e em 2009, como será? Mudará de equipe? Peitará Alonso? Sairá da F1? A situação é delicada e a contratação de Alonso foi uma má notícia para Nelsinho. Heikki Kovalainen seria um companheiro muito melhor.
O finlandês, por sinal, deve ser confirmado pela McLaren em breve. Ou alguém acredita que Briatore deixaria seu pupilo sem emprego? Vale lembrar que Romain Grosjean foi confirmado como piloto de testes da Renault, o que significa que no banco Heikki não fica e que já tem alguma vaga assegurada. Meio sem querer, vai pegar o melhor cockpit vago para 2008.Etiquetas: Análises, Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen, Nelsinho Piquet, Renault |