Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
30 de dezembro de 2007
2007: um agradecimento
Postado por Capelli às 16:54
2007 foi um ano inesquecível para este blogueiro. Por mais que escândalos de espionagem e decisões questionáveis dos órgãos reguladores do esporte tenham manchado a Fórmula 1, por mais que a tragédia de Rafael Sperafico tenha entristecido quem convive com o automobilismo, o saldo do ano, para mim, é mais do que positivo.

Depois de quase seis meses parado, este blog voltou à ativa exatamente no dia 1º de janeiro de 2007, numa tarde com clima de ressaca, partindo de uma nova proposta. A intenção não era mais apenas compilar charges, mas sim tornar-se um blog de análise e de variedades sobre automobilismo. Além de comentar os acontecimentos mais importantes, focar naquilo que poucos dão atenção: no novo capacete do fulano, da nova pintura do carro da equipe tal, nas curiosidades que não passam de notas de rodapé em revistas ou que acabam sempre cortadas no "mesão".

Havia um certo medo quanto à reação dos leitores. Os blogs de maior sucesso na Internet são os de besteirol. Como poderia aquele palhaço que só fazia piadas começar a falar sério? Seria bem aceito? Os leitores procurariam informações de verdade em blogs?

Mas para minha surpresa, o aceite foi imediato. Claro, o bom humor não foi abandonado, até porque é característica inerente a quem escreve, mas o foco mudou completamente. E o retorno foi fantástico. Em apenas 15 dias de blog, um furo já me dava topstory no Grande Prêmio: as fotos inéditas do novo carro da Renault, feitas num treino secreto em Silverstone.

Furo que não passou de um imenso golpe de sorte. Um amigo húngaro as repassou a mim por e-mail perguntando: "Isso é real ou é uma montagem?". Não tive dúvidas: era real. Notícia publicada e enorme repercussão. No dia seguinte, as mesmas fotos - cuja origem até hoje desconheço - já apareciam na televisão, no Globo Esporte. Deste furo, a parceira que já existia com o Grande Prêmio estreitou-se ainda mais, dando início a um relacionamento frutífero para ambos e que resultou, principalmente, no projeto da Rádio GP.

Rádio GP que foi outro motivo de imensa alegria nesta temporada. As divertidas - mas às vezes cansativas - gravações com Flavio Gomes, Victor Martins, Ico e Bruno Vicaria trouxeram a mim um imenso amadurecimento, além da oportunidade de conhecer e conversar com pessoas as quais conhecia à distância e já nutria admiração, como Wagner Gonzalez, Lua, Luiz Alberto Pandini e Alessandra Alves. Deste contato mais estreito com a Alessandra, por sinal, surgiu o convite dela e do Edu Corrêa para participar da equipe do GP Total, outro grande momento do ano.

Com este blog, tive o orgulho de ter sido o primeiro no Brasil a publicar imagens da nova pintura da Williams, da nova pintura da Honda, dos novos capacetes de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, do traçado do novo circuito de rua de Valencia, das obras em Imola, o vídeo com Alonso reclamando com a McLaren em Indianápolis (postagem que motivou inclusive uma pergunta ao espanhol na coletiva em Magny-Cours) e, mais recentemente, os vídeos do brake test de Hamilton no Japão e do câmbio travando sozinho em Interlagos. Este último, por sinal, também teve repercussão nacional, virando notícia nos principais portais no dia seguinte.

O abraço enviado via Ico pelo verdadeiro Ivan Capelli, que encontrou com ele em Monza e mandou dizer que já conhecia o blog, foi um dos grandes momentos do ano. Os jogos feitos em parceria com o Alex Grünwald e com a Vanessa Riche também tiveram um retorno excepcional. E as charges, ainda que em menor número, continuaram.

Mas é claro que nem tudo foram flores. Bolas fora também aconteceram, principalmente a discussão pública e inócua com Rafael Lopes, que felizmente foi rapidamente resolvida e trouxe aos envolvidos um crescimento pessoal muito grande. É errando que se aprende e, também pelos erros, classifico 2007 como um dos anos mais gratificante.

Mas nada disso teria acontecido não fosse o reconhecimento e a colaboração dos leitores. E é a vocês o principal agradecimento. Não é fácil começar o ano com 300 visitas diárias e terminar com média de 3.000, principalmente quando o objetivo não é polemizar nem criar discussões tolas. O caminho mais fácil seria gerar polêmicas contrariando o senso comum, detonar figuras queridas ou idolatradas para gerar cliques, na escola Milton Neves de "jornalismo esportivo". Mas o objetivo nunca foi esse e os leitores entenderam. As discussões e comentários gerados pelos visitantes deste blog são de ótimo nível, interferências são raras e o saldo geralmente é muito bom.

E é por isso que dedico este ano frutífero ao leitor que visita, colabora, dá sugestão, critica, comenta, divulga uma matéria em seu blog, no Orkut, em seu fórum ou por e-mail. São vocês que fazem o blog caminhar. As conquistas de 2007 pertencem a vocês. Muito obrigado e que em 2008 a gente possa seguir com esta fantástica parceria. E, claro, um agradecimento especial a Victor Martins e Flavio Gomes, que me ensinaram neste ano muito mais do que possam ter percebido.

Feliz 2008, pessoal!
 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger