O Felipe da Silva, ouvinte da Rádio GP, enviou nesta última edição um desafio sobre os recordes de entrada do Safety Car na Fórmula 1. Ele informava que o GP do Japão de 2007 havia sido a corrida com mais voltas sob bandeira amarela da história e perguntava qual prova detinha a marca anterior. Obviamente, errei ao chutar o GP do Japão de 1994. A resposta, segundo o ouvinte, era o GP do Brasil de 2003.
Me interessei e resolvi pesquisar sobre o assunto. Desde que a regra do carro madrinha retornou à Fórmula 1, em 1993, o recurso de segurança já foi utilizado 93 vezes em 68 corridas diferentes. E as provas recordistas estão listadas abaixo, num legítimo e inútil ranking capelliano.
Maior número de voltas sob Safety Car 1º GP do Japão/2007 - 27 voltas 2º GP do Canadá/2007 - 23 3º GP do Brasil/2003 - 20 4º GP da França/1999 - 15  GP dos EUA/2004 - 15 6º GP da Áustria/2002 - 14 GP da Austrália/2006 - 14 8º GP do Canadá/1998 - 13 GP do Canadá/1999 - 13 GP do Bélgica/2004 - 13  GP da China/2005 - 13
Maior percentual de voltas sob Safety Car 1º GP do Japão/2007 - 40,30% (27/67) 2º GP do Brasil/2003 - 37,04% (20/54) 3º GP do Canadá/2007 - 32,86% (23/70) 4º GP da Bélgica/2004 - 29,55% (13/44) 5º GP da Austrália/2006 - 24,56% (14/57) 6º GP da China/2005 - 23,21% (13/56) 7º GP do Japão/1994 - 22,00% (11/50) 8º GP da França/1999 - 20,83% (15/72) 9º GP da Itália/2000 - 20,75% (11/53) 10º GP dos EUA/2004 - 20,55% (15/73)
Maior número de entradas do Safety Car 1º GP do Brasil/2003 - 4 vezes 2º GP da Bélgica/2004 - 3 GP da Austrália/2006 - 3 GP do Canadá/1998 - 3 GP do Canadá/1999 - 3 GP do Canadá/2007 - 3
Temporadas com mais corridas com Safety Car 1º 2006 - 10 GPs 2º 2005 - 8 3º 2003 - 6 4º 2000 - 6 5º 1999 - 5 2001 - 5 2007 - 5 8º 1997 - 4 1998 - 4 2004 - 4
No final das contas, descobri que a resposta não estava correta. O GP do Canadá de 2007 já tinha quebrado a marca do GP do Brasil de 2003.
E uma curiosidade encontrada: apenas uma prova, até hoje, foi encerrada com bandeira amarela. Heinz-Harald Frentzen bateu nas últimas voltas do GP do Canadá de 1999 e a corrida terminou assim que o Safety Car deixou a pista, sem tempo para que fosse dada uma nova largada. Mika Hakkinen foi o vencedor.Etiquetas: Curiosidades, Estatísticas, GP do Japão, Safety Car |