Yahoo! Posts
Blog do Capelli mudou-se para www.blogdocapelli.com.br

Blog em novo endereço: www.blogdocapelli.com.br
 
8 de outubro de 2007
Ele merece x Ele não merece
Postado por Capelli às 12:15
A temporada de 2007 tem sido muito equilibrada e igual, mas também repleta de intrigas, denúncias, tribunais, confusões e outros quetais. E a reta final do campeonato nos apresenta três pilotos com chances de serem campeões mundiais. Dado um cenário tão complexo, cheio de poréns e entretantos, fica muito difícil apontar com veemência alguém que tenha sido muito superior aos demais e que mereça, mais do que os outros, ficar com o título mundial.

É possível apontar motivos que indiquem que Lewis Hamilton, Fernando Alonso ou Kimi Raikkonen mereçam terminar 2007 conquistando o campeonato. Porém, também é possível enumerar algumas razões para que eles também não mereçam. E é este o exercício a que me proponho, ao melhor estilo auditório do Chacrinha - "Ele Merece!" - ou usando a célebre frase daquele comercial trash do Tang: "Ele não merece!".


Lewis Hamilton


Ele merece porque foi o mais regular de todos no campeonato. Fez corridas espetaculares - como no Japão e nos Estados Unidos - e foi a grande surpresa da temporada. Quem, no começo do ano, apostaria em Hamilton como campeão do mundo, derrotando o bicampeão Fernando Alonso dentro da própria equipe? Só o sufoco que ele fez o espanhol passar dentro da equipe, provocando sinais claros de surto emocional naquele que é visto como o piloto que aposentou Schumacher, já o faz merecedor do título de 2007.

Ele não merece porque, apesar do enorme talento, recebeu ajudas demais para ser campeão. McLaren e FIA "blindaram" o garoto durante toda a temporada, tratando outros pilotos - Alonso, inclusive - com muito mais rigor. Algumas manobras dele nas largadas, variando a trajetória mais do que o permitido, sequer foram analisadas. Passaram uma borracha em suas manobras suspeitas durante o Safety Car no GP do Japão. Recebeu anistia da FIA no caso de espionagem por ter colaborado com a investigação quando, na verdade, não fez nada para que a verdade fosse descoberta. E, claro, não merece por guiar uma McLaren, equipe julgada e considerada culpada por usar dados secretos roubados da Ferrari.


Fernando Alonso


Ele merece porque sofreu o pão que o diabo amassou dentro da McLaren nesta temporada. Uma vitória sua, principalmente nesta fase final de campeonato, quando Ron Dennis fala abertamente que a equipe está correndo contra ele, lavaria a alma daqueles que gostam de ver indivíduos vencendo sozinhos estruturas mais fortes e poderosas. Merece também por ser um piloto mais completo que Hamilton e Raikkonen e por ter feito corridas memoráveis, como o GP da Europa. A ultrapassagem sobre Felipe Massa, tocando rodas na chuva, foi uma das melhores manobras do ano.

Ele não merece porque, se vive dificuldades hoje na McLaren, foram todas causadas por ele mesmo. Como bem definiu o amigo Alex Sotto, as reclamações públicas, que sempre foram um combustível para o espanhol, passaram da medida e se transformaram num incêndio incontrolável. Ele exigia primazia no time num momento em que as condições eram iguais. Exigências e condutas que geraram tanto mal-estar que acabaram fazendo o time voltar-se contra ele e passar a priorizar Lewis Hamilton. Jogou sujo na Hungria ao segurar acintosamente o companheiro de equipe nos boxes. E reclamou demais sem nenhuma razão sobre os incidentes com Felipe Massa em Barcelona e Nürburgring. A prima-dona precisa perder um pouco para, quem sabe, amadurecer.


Kimi Raikkonen


Ele merece porque foi o piloto que mais venceu nesta temporada. Se o sistema de pontuação privilegiasse a vitória, como o tradicional 10-6-4-3-2-1, Raikkonen dependeria apenas de si no GP do Brasil. Bastaria vencer, sem depender de nenhum resultado paralelo, para ser campeão do mundo. Também merece porque protagonizaria uma das viradas mais espetaculares da história da Fórmula 1. Dado como carta fora do baralho desde o começo do ano, o finlandês calaria a boca de muitos críticos. E, claro, seria muito interessante ver a McLaren vencer nos tribunais (ou alguém duvida que a punição de Paris foi uma vitória para o time prata?) e perder na pista. Seria uma vitória do esporte sobre a política.

Ele não merece porque, dos três postulantes ao título, foi o mais apático de todos. Nem de longe lembrou o piloto empolgante de temporadas como 2003 e 2005. Frio, sem brilho, parecia estar dormindo até a metade da temporada. Mas nem quando acordou e desembestou a vencer pareceu merecedor do título. Alguém lembra de uma atuação memorável do Iceman em 2007? Piloto burocrático não merece ser campeão.


Os argumentos estão postos e existem para todos os gostos. Agora cabe escolher aqueles que se alinham com sua própria opinião. Particularmente, ainda não consigo definir se este ou aquele argumento é mais importante do que o outro. Hamilton, Alonso e Raikkonen merecem. Mas, ao mesmo tempo, também não merecem.

Etiquetas: , , , ,

 
  | ver reações | permalink 
 
 
              Clique para ampliar
 
 
 
 
 

Faça um filtro do conteúdo deste blog pelos principais assuntos:

    - GP de Cingapura
    - GP da Itália
    - GP da Bélgica
    - GP da Europa
    - GP da Hungria
    - GP da Alemanha
    - GP da Inglaterra
    - GP da França
    - GP do Canadá
    - GP de Mônaco
    - GP da Turquia
    - GP da Espanha
    - GP do Bahrein
    - GP da Malásia
    - GP da Austrália
    - Análises
    - Notícias
    - História
    - Curiosidades
    - Estatísticas
    - Especulações
    - Colunas
    - Charges
    - Infográficos
    - Rádio GP
    - Novos carros
    - Novos capacetes
    - Jogos
    - Do Baú

 
 
 
 
  Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.  
 
 
 
  Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.  
 
 
 
 
  Clique aqui para enviar um e-mail e mandar suas críticas e sugestões..  
 
 
 
 
  Grande Prêmio
GP Total
Pit Stop
Rádio GP
Fórum Downforce
 
 
 
 
 
  Alessandra Alves
Almanaque Esportivo
A Mil por Hora
Blog do Fábio Seixas
Blog do Gomes
Blog do Ico
Bruno Mantovani
Continental Circus
El Blog de Nuvolari
Estado de Circo
Esporte Fino
F1 Girls
Grun Blig
Laje de Imprensa
O Mundo Veloz
Oragoo.net
Pandini GP
Poltrona.tv
Saco de Gatos
Shakedown
Velocidade
Victal
Voando Baixo
 
 
 
 
 
  André Casaroli
Automobilismo em Debate
BligGroo
Blog Bandeirada
Blog do Roli
Blog F-1
Blog F1 Grand Prix
Blog Mulsanne
Blog Position
Cadernos do Automobilismo
Café com F1
F1 Nostalgia
Fleetmaster
Grid GP
LynWilliams
Motorizzados
News Insider
Planeta F1
Plog do Pezzolo
Quatro Rodinhas
Stop & Go Brasil
Subindo na Zebra
Velocidade Máxima
 
 
 
 
 
  Assine o Blog do Capelli em seu leitor de RSS preferido.

Add to Google







Add to Technorati Favorites

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Comunidade no Orkut

 
 
 
 
 
  Localize as postagens mais antigas do blog pesquisando por data.

 
 
 


Powered by Blogger