Neblina atrapalhando corridas ou treinos na Fórmula 1 não chegam a ser uma novidade. Muito menos no Monte Fuji. A primeira corrida disputada no circuito, em 1976, aconteceu sob chuva e com visibilidade muito prejudicada. Tais condições fizeram Niki Lauda, ainda se recuperando do grave acidente que sofrera em Nürburgring meses antes, desistisse de participar da prova. A atitude do austríaco deu a James Hunt, terceiro colocado na corrida, o título mundial.
Mais recentemente, uma bruma semelhante atrapalhou o warm-up do GP da Europa de 1995, em Nürburgring. O treino começou com mais de trinta minutos de atraso por falta de condições visuais. Olivier Panis, brincalhão, chegou a improvisar faróis de neblina em sua Ligier.
Edit: Flavio Gomes lembra que o terceiro treino livre para o GP da Bélgica de 2004 também foi cancelado por falta de visibilidade. E que o quarto teve apenas 13 minutos pela mesma razão.
Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.
Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.