Uma das punições previstas pelo regulamento esportivo da FIA para casos que podem comprometer a reputação do campeonato, como este de espionagem que envolve seriamente a McLaren, é a exclusão do time da competição.
Lógico, trata-se de uma medida drástica e que dificilmente será adotada, mas serve para imaginar uma situação. Como ficaria a tabela do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2007 caso a McLaren fosse excluída e seus resultados fossem repassados aos outros competidores?
Deste exercício, saíram as tabelas de classificação abaixo.
MUNDIAL DE PILOTOS 1º Felipe Massa - 59 pontos 2º Kimi Raikkonen - 54 3º Nick Heidfeld - 42 4º Giancarlo Fisichella - 30 5º Robert Kubica - 25 6º Heikki Kovalainen - 22 7º Alexander Wurz - 15 Jarno Trulli - 15 9º Nico Rosberg - 13 10º Takuma Sato - 7 Mark Webber - 7 Ralf Schumacher - 7 13º David Coulthard - 6 14º Sebastian Vettel - 3 Jenson Button - 3 16º Scott Speed - 2 Rubens Barrichello - 2
MUNDIAL DE CONSTRUTORES 1º Ferrari - 113 pontos 2º BMW - 70 3º Renault - 52 4º Williams - 28 5º Toyota - 22 6º Red Bull - 13 7º Super Aguri - 7 8º Honda - 5 9º Toro Rosso - 2
Observações curiosas:
- Felipe Massa teria quatro vitórias (Bahrein, Espanha, Mônaco e Estados Unidos), contra três de Kimi Raikkonen (Austrália, Malásia e França);
- Nick Heidfeld seria o único piloto não-Ferrari a vencer, no GP do Canadá;
- Fisichella ganharia a posição de Kubica no campeonato;
- Sato, Webber e Ralf Schumacher ultrapassariam Coulthard na tabela;
- Barrichello teria marcado os primeiros pontos da Honda, na Espanha e em Mônaco. Mas, ainda assim, estaria atrás de Jenson Button.
- No Mundial de Construtores, nenhuma mudança significativa.
Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.
Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.