Com sua memória paquidérmica, o amigo Pandini me faz uma boa correção em seu blog, lembrando que Nannini e Mansell saíram com sinal amarelo dos boxes, não vermelho, no GP do Canadá de 1989. As luzes vermelhas que estavam acesas naquele momento eram as do sinal de largada.
Mas a postagem do Panda me levou a outro questionamento: que outro piloto, senão Nigel Mansell, recebeu três bandeiras pretas em sua carreira na Fórmula 1?
O inglês foi desclassificado durante o GP do Canadá de 1989, pelos motivos já citados. Em Portugal, no mesmo ano, deu marcha-ré nos boxes e sofreu a mesma punição. Também no Estoril, dois anos depois, ele recebeu bandeira preta por ter perdido um pneu na saída do pit stop e sua equipe tê-lo recolocado no meio do pit lane.
Juan-Pablo Montoya, outro piloto de características similares a Mansell, conseguiu o feito duas vezes. No GP do Canadá de 2005, por ter desrespeitado o sinal vermelho na saída dos boxes, e no GP dos EUA de 2004, por sair correndo de seu carro no meio do grid de largada para pegar o reserva. A cena, enviada por Felipe Maciel, foi hilária.
Este é o espaço no qual Ivan Capelli fala sobre automobilismo e alguns pormenores do cotidiano, com seu ponto-de-vista bastante particular. Além disso, toda terça-feira, uma charge sobre automobilismo.
Jornalista, 30 anos, um chato que dá pitaco em quase tudo sobre automobilismo. Além de manter este blog, Capelli colabora com o site Grande Prêmio, escreve uma coluna mensal no GP Total e co-produz e co-apresenta o podcast Rádio GP.